Anvisa lista alimentos com maior nível de contaminação por agrotóxico

Anvisa lista alimentos com maior nível de contaminação por agrotóxico
Avaliação 5 - Votos 1

Você preza por uma alimentação saudável e por isso tem sempre uma fruta ou legume no seu prato? Pois saiba que esse costume não é sinônimo de saúde. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou uma lista com os alimentos que apresentam altos níveis de contaminação por agrotóxicos.

Entre eles, produtos que são oferecidos como fontes ricas de vitaminas e nutrientes, mas que podem conter altas porcentagens de toxicidade, característica que prejudica o organismo e causa variadas reações, principalmente quando esse tipo de substância se acumula em órgãos vitais.

ANVISA divulga lista de legumes e frutas com maior taxa de contaminação por agrotóxico

ANVISA lista alimentos com maior nível de contaminação por agrotóxico. Foto: Divulgação

Dois pontos fundamentais foram levados em consideração para chegar a essa conclusão: a proporção e a presença de agrotóxicos não autorizados para um determinado tipo de alimento. Duas mil e quinhentas amostras de dezoito tipos de produtos foram analisadas em todo o território brasileiro. O resultado é preocupante: cerca de 1/3 dos vegetais e frutas que consumimos apresentam taxas acima dos níveis aceitáveis de toxinas.

Os agrotóxicos são substâncias químicas utilizadas nas plantações para mantê-las livres de pragas, como fungos, bactérias e demais agentes nocivos, que possam destruir ou atacar a produção. Em 2010 foram utilizadas, cerca de 1 milhão de toneladas de agrotóxicos em lavouras de todo o país. Produtos como pimentão, morango e pepino estão entre os primeiros na lista de contaminação. Já a batata não apresentou nenhuma amostra com resíduos tóxicos.

ANVISA divulga lista de legumes e frutas com maior taxa de contaminação por agrotóxico

ANVISA lista alimentos com maior nível de contaminação por agrotóxico. Foto: Divulgação

O consumo prolongado da substância pode acarretar diversos problemas de saúde. Segundo a Academia Americana de Pediatria, que conduziu um estudo com mais de mil crianças, em casos mais simples podem ser observados sintomas como dor de cabeça e alergias. Quando a contaminação é maior são diagnosticados má formação de fetos, distúrbios mentais e até mesmo câncer.

Para fugir o máximo possível de alimentos contaminados com agrotóxico, procure produtos orgânicos, que possuem uma quantidade menor de toxicidade.

 

Tabela da ANVISA sobre alimentos com maior nível de contaminação por agrotóxico

Tabela da ANVISA de alimentos com maior nível de contaminação por agrotóxico. Foto: ANVISA/Divulgação

LEIA TAMBÉM

Mais lidas