Festas em família: especialista dá 8 dicas para evitar gafes

Avalie

As festas de fim de ano são tradicionalmente comemoradas com familiares e amigos mais chegados. É hora de rever parentes distantes e confraternizar com todos. Por isso, é importante tomar cuidado com alguns detalhes que podem pegar mal em uma festa de família.

Para evitar gafes que podem causar um tremendo mal-estar entre a família e estragar o clima da festa, a consultora de imagem Maria Regina Spindola dá algumas dicas para você ficar atenta e terminar a festa livre de comentários maldosos. Confira!

1 – Fuja dos exageros

festas em família

Foto: Divulgação

“Mesmo em família, você está sempre sendo observada por outras pessoas. Tome cuidado com para não exagerar em qualquer atitude, seja nas conversas, risadas, comida, gestos, e principalmente no álcool”, aconselha a consultora Maria Regina. Ela ainda lembra que alguns comportamentos podem ser comuns para você, mas alguns membros da sua família podem não ter o mesmo pensamento: “Pessoas mais velhas podem ficar facilmente escandalizadas com algo que não conhecem ou não aprovam”, lembra Maria.

2 – Escolha o look certo

festas em família

Foto: Shutterstock

O look escolhido para passar as festas em família deve ser aquele que tem a sua cara. No entanto, dependendo de onde você for passar as festas, evite peças muito extravagantes. Quer se inspirar para os looks natalinos? É só clicar aqui.

3 – Cuidado com o álcool

festas em família

Foto: iStock/Getty Images

O alerta vale mais uma vez: tome cuidado com os drinques. Nas festas de final de ano é bem comum a variedade de bebidas. Um dos grandes erros é justamente misturar muitas bebidas diferentes, o que aumenta o grau de álcool no corpo (e a ressaca no dia seguinte). “O álcool pode ser o responsável por algumas situações constrangedoras. Não perca o Natal e o Ano Novo por causa dele”, aconselha Maria.

4 – Piscina

festas em família na piscina

Foto: iStock

Se a piscina for liberada para a sua festa em família o mergulho está permitido! Aproveite o máximo, mas lembre-se de evitar o excesso de álcool para não causar nenhum acidente.

5 – Converse com todos

festas em família

Foto: Shutterstock

“Se a família for grande, ela deve cumprimentar a todos. Não é legal falar apenas com alguns parentes e ignorar os outros”, afirma a consultora de imagem Maria Regina. Seja cordial e educada até mesmo com aquela prima chata que você não suporta, afinal, é um “oi, tudo bem?”, não custa nada!

6 – Educada e discreta

festas em família

Foto: Shutterstock

Se a festa não é na sua casa, ainda assim você pode (e deve) sentir-se à vontade. Apenas fique atenta para não acabar abusando da hospitalidade dos outros. Pergunte onde é o banheiro, se pode abrir o armário para pegar um copo, etc. E claro, nada de pés nos sofás, mexer nos pertences de quem mora na casa ou coisas dos moradores.

7 – Pergunte antes

festas em família

Foto: Shutterstock

Tudo bem que a festa é em família e você conhece todo mundo. Mesmo assim, pergunte se você pode levar um acompanhante para a festa. Imagine se era um evento totalmente familiar e você acaba levando alguns amigos? Evite surpresas desagradáveis. O mesmo vale para o cardápio. Veja se é preciso levar algum prato já pronto, e não chegue de mãos vazias.

8 – Hora de paz e amor

festas em família

Foto: Shutterstock

Sim, as festas de final de ano não devem ser usadas para lavar a roupa suja. Discussões, alfinetadas e brigas devem ser deixadas de lado. Não crie um clima ruim em meio aos parentes. Deixe para tirar satisfações em outra ocasião. “Leve um astral positivo para a festa”, indica a consultora.

LEIA TAMBÉM

 

Mais lidas