Timidez no ambiente de trabalho é algo bem complicado, ainda mais em profissões que exigem que você converse e lide com pessoas. Mas, com algumas dicas e uma ajudinha extra, é possível deixar essa insegurança de lado.
1. Não tenha medo de errar
A timidez normalmente vem com o receio de fracassar. Mas, não deixe de expor a sua opinião para os seus colegas com medo de que ela não faça a diferença. Pelo contrário, pode ajudar e muito! Então, não hesite em opinar, dar ideia e expressar o que sente.
2. Prepare-se
Não é sempre que conseguimos nos preparar para alguma reunião ou apresentação, mas, para quem é tímido, é importante que haja uma preparação sempre que possível. Repasse tudo o que você tem para falar e conheça bem o assunto que vai tratar.
3. Cultive amizades
Procure fazer amizade com os seus colegas de trabalho. Além de interagir no intervalo, vá a eventos e atividades fora da empresa, como churrascos, bares, etc. Dessa forma, é muito mais fácil lidar com todos no dia a dia e a timidez acaba ficando de lado.
4. Acredite em si
Conheça todas as suas qualidades e as use no seu ambiente de trabalho. Saiba das suas conquistas e dos seus limites. Não tenha medo de colocar em prática suas ideias e expor suas opiniões. Com autoconfiança, você terá coragem de arriscar mais e, assim, terá muito mais chances de acertar, ok?
SIMPATIAS
Confira abaixo rituais eficientes para se soltar e esbanjar simpatia e segurança no ambiente profissional:
LEIA TAMBÉM:
- Por que a criatividade é importante no trabalho?
- Dicas para vencer a timidez no sexo
- A timidez atrapalha sua vida? Faça o teste!