Geladeira limpinha: dicas para manter a higiene dos alimentos no eletrodoméstico

Avalie

Você sabia que cada prateleira dentro da sua geladeira conserva os alimentos em temperaturas e situações diferentes?

Guardar a comida onde houver espaço não é a melhor opção. Preservando sua geladeira limpinha e os alimentos no lugar certo, você garante mais higiene e produtos frescos por mais tempo. Confira algumas dicas para organizar seu eletrodoméstico:

geladeira 1

Foto: Thinkstock/Getty Images

– Limpe a sua geladeira a cada 15 dias com pano limpo e uma mistura de água e vinagre.

– Não guarde os alimentos dentro das panelas. O ideal é transferir a comida para potes de vidro com tampa. O metal das panelas pode contaminar os alimentos e ainda deixar a geladeira com mau cheiro.

– Antes de guardar frutas e legumes na geladeira, passe uma água nesses alimentos e os transfira para sacos plásticos perfurados, que devem ser guardados na gaveta, na parte de baixo da geladeira.

– Se não for usar tudo o que está na geladeira, conserve os alimentos no congelador. O ideal é separar em pequenas porções e embrulhar no papel-filme, mantendo-os no congelador por até três meses.

geladeira 4

Foto: Thinkstock/Getty Images

– Apesar da maioria das geladeiras ter espaço para ovos nas portas, o ideal é guarda-los na gaveta superior do eletrodoméstico. Isso porque eles devem ser conservados na parte mais fria da geladeira, junto com frios e maionese.

– Leite e derivados devem ficar na primeira prateleira, pois também precisam ser conservados a temperaturas mais baixas.

– Nas prateleiras do meio, guardar pratos prontos, como bolos, enlatados e massas, e também restos de comida.

– Na porta, guarde temperos, condimentos como ketchup e mostarda e produtos em embalagens de vidro.

– Não guarde alimentos prontos por mais de dois dias na geladeira.

geladeira 3

Foto: Thinkstock/Getty Images

 

Texto: Marisa Sei/Colaboradora

Mais lidas