Connect with us

O que você está procurando?

Os temperos prontos são práticos, mas pouco saudáveis. Por isso, substitui-los por ervas naturais ajuda a proteger a saúde e dá sabor às refeições.
- FOTO: iStock e Getty Images

Troque temperos prontos por ervas naturais para ter mais saúde

Os temperos prontos são práticos, mas pouco saudáveis. Por isso, substitui-los por ervas naturais ajuda a proteger a saúde e dá sabor às refeições.

Quando você pega um livro de receitas, é provável que temperos prontos, como caldos de carne, legumes e de galinha, apareçam em uma série de pratos. Em sopas, então, esse tipo de tempero é muito usado, já que possui fama por encorpá-las, trazendo cremosidade. Mas será que vale a pena utilizar esses artifícios para temperar suas refeições diárias, apesar da praticidade que oferecem? Confira a seguir!

 

Temperos prontos carregam grande quantidade de sódio

FOTO: Shutterstock

 

Temperos prontos: uma bomba de sódio

Não há como negar que o sódio é necessário para o equilíbrio do organismo, já que auxilia nas contrações musculares, batimentos cardíacos, controle de líquidos do corpo, dentre outras funções importantes. No entanto, para isso, ele deve ser consumido na medida certa!

 

SAIBA MAIS:

5 temperos que ajudam na redução de medidas

Conheça o caminho para a alimentação saudável

Aprenda a fazer sal de ervas

 

Os temperos prontos trazem consigo uma carga muito grande do mineral que, em excesso, pode causar hipertensão, retenção de líquidos e outras complicações. “O brasileiro, no entanto, consome mais do que o dobro de sódio recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Para reduzir o risco de doenças do coração e pressão alta, essa quantidade deve ser diminuída no prato. Além disso, é preciso escolher alimentos com menos sal para compor o cardápio, bem como ler os rótulos e ficar atento a essa quantidade de sódio por porção”, alerta a nutricionista Gabriela Marcelino.

Para se ter uma ideia, cada tablete de caldo de carne industrializado contém mais de 1g sódio, sendo que o permitido pela OMS é de, no máximo, 2g de sódio ao dia.

 

Saborosas e saudáveis

As ervas são deliciosas, agradam aos mais diferentes paladares e oferecem muitos benefícios à saúde, sendo perfeitos substitutos do sal de cozinha. Intestino em dia, ações anti-inflamatória e diurética, e perda de peso são apenas alguns itens da lista de vantagens que elas são capazes de oferecer. “O uso das ervas é a forma mais antiga de tratar da saúde e do bem-estar. Pode-se ter uma qualidade de vida muito mais tranquila, combatendo estresse, depressão, ansiedade, pânico, insônia e compulsão por comida”, complementa o fitoterapeuta André Resende.

Lembrando que não é só o sal de cozinha que oferece sódio. Muitos alimentos do dia a dia também contêm a substância, por isso vale diminuí-lo no preparo das refeições para amenizar o consumo diário, combinado?

 

 

Texto Paula Santana

Consultoria André Resende, fitoterapeuta; Gabriela Marcelino, nutricionista

Advertisement

Estilo de vida

Foi descoberto recentemente em um estudo que o uso de antidepressivos na infância e na adolescência pode não surtir o efeito esperado no tratamento da depressão

Estilo de vida

Pense magro: confira as histórias de pessoas que mudaram a mente a respeito da alimentação e como isso reflete em seus comportamentos

Estilo de vida

comida saudável nem sempre é sinônimo de sabor. Pensando nisso, foi inventada uma máquina capaz de transformar o sabor dos alimentos.

Estilo de vida

Pouco presente no cardápio das pessoas, as sementes e os grãos, sem dúvida são grandes aliados para aqueles que querem tornar a alimentação mais saudável.

Estilo de vida

Além de ser muito saborosa e prática, a maçã carrega consigo muitos nutrientes e uma enorme capacidade de prevenir várias doenças.

Estilo de vida

Uma pesquisa veio para ampliar os horizontes do autismo: sabia que algumas de suas barreiras pode ser quebradas se a criança tiver um cãozinho?

Estilo de vida

Não fique de mal com o espelho: um estudo revelou que aceitar a própria imagem é um passo muito grande para ser mais feliz em várias áreas da vida!

Estilo de vida

As frutas são importantes fontes de prevenção de doenças. O maracujá é um exemplo, além de prevenir, também ajuda controlar, como é o caso da depressão.