Tira-Dúvidas sobre orgasmo

Avalie

Que o orgasmo é o ponto de prazer mais intenso da relação sexual, todo mundo sabe. Mas, apesar de ser uma reação natural do corpo humano, muitas questões sobre o assunto geram dúvidas que, por vergonha ou por falta de oportunidade, dificilmente são respondidas. É por isso que conversamos com a psicoterapeuta mestre em sexologia clínica Iracema Teixeira, que respondeu às clássicas perguntas sobre o orgasmo e o que acontece no corpo da mulher e do homem durante esse momento mágico. Dá uma olhada!

Tire todas as suas dúvidas sobre o orgasmo

Foto: Shutterstock Images

Qual a diferença entre o orgasmo feminino e o masculino?

O orgasmo masculino termina na ejaculação. Já a mulher permanece excitada após o orgasmo. O ritmo feminino de excitação é mais lento que o masculino. São ritmos diferentes e isso não caracteriza nenhum tipo de distúrbio ou deficiência.

Por que os homens atingem o orgasmo antes das mulheres?

Exatamente porque os ritmos do homem e da mulher são diferentes. Além disso, a repressão sexual feminina derivada da cultura acaba dificultando a liberação orgásmica.

Por que os homens dormem depois da transa?

Após o orgasmo, o homem produz um hormônio chamado prolactina, cuja função é a diminuição da testosterona (hormônio ligado ao desejo) e, consequentemente da excitação sexual, estimulando o relaxamento que ocorre no pós-orgasmo. Nesta fase o organismo volta aos níveis normais, pois durante a relação sexual muitas transformações anatômicas e fisiológicas aconteceram. O relaxamento pode ser profundo a ponto de adormecer.

Por que os homens demoram mais tempo para gozar quando estão usando camisinha?

A dificuldade tende a ser mais psicológica do que pelo uso do preservativo em si. Porém, já existem no mercado preservativos supersensíveis que são como uma segunda pele, muito finos.  Trocar o tipo da camisinha ou usar lubrificante à base de água pode eliminar o problema.

É normal perder a ereção no momento de se colocar a camisinha?

Muito normal. O problema é a atitude de rejeição ao uso. Mas, se durante a colocação, a interação sexual continuar, se for um momento excitante, nenhum problema ocorre.

Por que muitas mulheres têm dificuldade em alcançar o orgasmo?

A  dificuldade em atingir o orgasmo, na maioria das vezes, está relacionada à repressão sexual vivida ao longo de vários séculos. Outra possibilidade está relacionada ao medo de perder o controle de si mesmo, já que a experiência orgástica suscita um pequeno momento “fora de si”. Existem casos em que medicações impedem a liberação do orgasmo, como por exemplo,  alguns antidepressivos.

É verdade que existem vários tipos de orgasmo?

O orgasmo varia do momento que a pessoa está – cansada ou disposta, muito excitada ou fazendo sexo por obrigação, quanto de estimulação e carícias, se o relacionamento está agradável ou em meio a brigas, etc. Enfim, vários fatores subjetivos interferem na intensidade do orgasmo.

Como abordar a falta de orgasmo com o parceiro?

Ser franca, mas de forma carinhosa. Na maioria das vezes não é CULPA do parceiro, e sim falta de conhecimento do próprio corpo, como também não se sentir à vontade – por repressões sexuais provenientes da cultural.

É possível atingir o clímax com o parceiro ao mesmo tempo?

É possível sim, mas nem sempre. Isso não pode ser uma preocupação senão corre o risco de não haver nada.

Quanto tempo depois de uma relação o homem consegue ter outra ereção?

Isso depende da idade. Quanto mais jovem, mais rápido. As alterações vasculares no homem durante a relação sexual são muito grandes, portanto precisa de um tempo a  mais para se recuperar fisicamente.  É um período denominado de refratário, que nós mulheres não temos.

 

Tags:

Mais lidas