Como reconhecer um orgasmo? Dicas para entender a sensação de prazer

Avalie

O orgasmo é o ponto alto da relação sexual, o momento de êxtase que é alcançado depois do estímulo erótico. Mas como não confundi-lo só com prazer? Veja dicas de como reconhecer um orgasmo e entenda melhor essa sensação:

Como reconhecer um orgasmo? Dicas para entender a sensação de prazer

Istock

O que é o orgasmo?

“O orgasmo é uma resposta fisiológica que poderá estar acompanhado de sensações e sentimentos de prazer”, explica a sexóloga Iracema Teixeira. Ou seja, muito mais do que um momento de prazer intenso, o orgasmo é uma reação corporal aos estímulos que acontecem durante o sexo ou a masturbação.

Como acontece o orgasmo?

O orgasmo pode ser diferente a cada transa quanto a intensidade e a reação de cada um, mas, mesmo assim, possui algumas características em comum: “primeiro vem uma sensação de suspensão (parecido com a sensação de descer de uma montanha russa), seguida de contrações corporais (reflexo corpo-pedal = estiramento da cabeça para trás acompanhado de contração nos pés. Acompanha ondas de calor e aceleração na respiração. A vagina também contrai de forma rítmica” descreve a sexóloga.

Como reconhecer um orgasmo? Dicas para entender a sensação de prazer

Istock

Nas mulheres o orgasmo pode durar mais (até 20 segundos enquanto os homens levam de 8 a 10 segundos), mas também é necessário um maior tempo para que elas possam alcançá-lo (20 minutos enquanto os homens precisam de, em média, 5 minutos). Já nos homens sempre ocorre a ejaculação, ao contrário das mulheres que “não ejaculam, apesar de algumas suposições, o que ocorre é uma intensa lubrificação vaginal” esclarece.

Como alcançá-lo?

As maneiras de sentir prazer são extremamente individuais e, para alcançar um orgasmo, é preciso mais do que conhecimento sobre seu próprio corpo, afinal, preocupações do dia a dia podem tirar a concentração ou mesmo a vontade de transar. Mesmo assim, Iracema dá algumas dicas para que “chegar lá” seja mais fácil:

  • Estar saudável (às vezes a ausência de orgasmo pode ser indicador de que a saúde não vai bem);
  • Estar disposta, envolvida com a experiência; Se desligar dos problemas e compromissos;
  • Investir nas preliminares;
  • Se soltar e aproveitar o momento, sem performances;
  • Pedir o que dá prazer, deixar claro o que gosta e excita;
  • Assumir a responsabilidade pelo próprio prazer, ao invés de transferir para o outro;
  • Se autorizar a ser livre e dona de si.
Como reconhecer um orgasmo? Dicas para entender a sensação de prazer

Istock

Consultoria: Iracema Teixeira, psicóloga clínica com especialização em sexualidade humana, presidente da SBRASH – Sociedade Brasileira de Estudos da Sexualidade Humana.

LEIA TAMBÉM

 

Mais lidas