10 perguntas sobre problemas sexuais

Avalie

Falar de sexo ainda é um tabu para muitas pessoas. Mas, visando a melhoria do seu prazer e de uma vida sexual saudável, algumas dúvidas precisam ser respondidas. Por isso, separamos 10 questões importantíssimas em relação a eventuais problemas sexuais que você e seu parceiro possam ter. Confira as respostas!

Dez perguntas e respostas sobre problemas sexuais

Foto: Thinkstock / Getty Images

O que fazer quando o homem goza muito rápido e não dá tempo para a mulher chegar ao orgasmo?

Também conhecido como ejaculação precoce, esse problema pode ter solução. Se apenas as tentativas do casal em prolongar o prazer ao máximo antes da ejaculação não forem suficientes, o ideal é que o homem procure a ajuda de um especialista. Urologistas ou terapeutas sexuais podem identificar se as causas da ejaculação precoce são físicas ou psicológicas. Para ambos os casos, há tratamento.

O que fazer quando eu, mulher, não consigo chegar ao orgasmo?

É preciso que o casal se esforce na tentativa de aumentar o carinho nas preliminares, para que você tenha tempo suficiente para ficar excitada, relaxada e de lubrificar a vagina para o ato sexual. Há também um grande número de mulheres que não conseguem chegar ao orgasmo apenas com a penetração, mas que atingem facilmente o auge do prazer quando são acariciadas no clitóris pelo parceiro, seja com a língua ou com os dedos. Solicitar que ele faça isso pode ser o caminho para chegar ao orgasmo. Então, o ideal é sempre conversar com o seu parceiro para que ele saiba onde ficam as suas zonas erógenas e como gosta que elas sejam acariciadas.

Quando transo, minha vagina dói muito. O que pode ser?

Pode ser que o parceiro não esteja caprichando nas preliminares e, assim, não dando tempo suficiente para a mulher se excitar e lubrificar as paredes da vagina. Pode ser também que você fique muito tensa na hora da transa e contraia os músculos vaginais, dificultando a penetração e tornando-a dolorosa. O ideal é relaxar. Caso não resolva, é bom procurar um ginecologista, para que ele descubra se as causas da dor são psicológicas ou físicas e indique um tratamento.

Bebidas e drogas podem atrapalhar o desempenho sexual?

Sim. Essas substâncias químicas trazem alteração do estado de consciência, mudança na frequência cardíaca e até mesmo problemas circulatórios, além de diminuir a capacidade cardiorrespiratória, entre outros efeitos. Tudo isso pode complicar bastante o desempenho sexual, tanto do homem quanto da mulher.

É normal não chegar ao orgasmo ao mesmo tempo que o parceiro?

É mais do que normal, pois chegar ao orgasmo simultaneamente é uma tarefa que necessita de muita sintonia. O casal não deve sofrer por causa disso e sim curtir a transa com mais prazer e sem preocupação alguma.

Ter pênis torto pode ser um problema?

Se o seu parceiro não sente dor nem nenhum tipo de desconforto, pode relaxar, não há problema nenhum. Porém, se ele costuma sentir dor durante as relações, o melhor é procurar um médico pois pode se tratar de uma doença chamada Síndrome de Peyrone, que provoca uma curvatura exagerada do pênis Mas não se preocupe, pois existe tratamento!

O tamanho do pênis importa?

Não, o tamanho realmente não importa. Isso porque a parte mais sensível da vagina são os 2cm que ficam logo na entrada, e que podem facilmente ser tocados até por pênis pequenos. Além disso, existem outros pontos no corpo feminino que podem oferecer muito mais tesão à parceira, por exemplo o clitóris, que só existe para dar prazer à mulher.

O pênis do meu namorado é muito grande. Será que isso pode me trazer algum tipo de problema?

Não. A vagina é elástica e se adapta naturalmente ao tamanho do pênis, seja ele grande ou pequeno. Mas homens que tem o membro muito grande devem tomar um pouco mais de cuidado para não machucar a parceira com movimentos muito rápidos ou bruscos na hora da transa.

Eu tenho muita vergonha do meu corpo e não gosto de ficar nua na frente do parceiro na hora da transa. Como resolvo esse problema?

Você precisa deixar de lado esse medo. Que tal se lembrar de que nem todas as mulheres têm o mesmo padrão de beleza das modelos e artistas da tevê? Achar que o seu par só se excitaria com uma mulher “plasticamente” perfeita é bobagem. O que vale mesmo é o envolvimento que têm na cama, os carinhos que só você sabe fazer a ele e, principalmente o amor que sentem um pelo outro. Aprenda a se gostar antes de tudo.

Meu marido faz sexo, deita e dorme. E agora, o que faço?

Pode ser que o cansaço do dia-a-dia ou os problemas do cotidiano o deixem cansado demais para conseguir permanecer acordado depois do grande esforço físico que o sexo exige. O ideal é que os parceiros conversem a respeito dessa prática para evitar que esse sono atrapalhe a vida sexual de ambos. Além disso, a mulher deve explicar ao parceiro que chegar ao orgasmo, na maioria das vezes, é um processo mais lento para as mulheres do que para os homem e que o relógio sexual de ambos precisa estar em sintonia.

 

Fonte: Sexo: Perguntas e Respostas, Editora Alto Astral, Série Tudotudo, Ano 11, nº16 – 2013

 

Tags:

Mais lidas