Saiba como ter uma boa noite de sono

Avalie

Psicóloga do Instituto do Sono diz o devemos – ou não – fazer na hora de dormir

Não é segredo para ninguém que uma boa noite de sono garante mais energia, bom humor e disposição na manhã seguinte. Entretanto, dormir bem nem sempre é uma tarefa tranquila. Para ajudar você a adormecer sem maiores problemas, Laura de Siqueira Castro, psicóloga do Instituto do Sono, desvenda a seguir alguns mitos sobre o sono:

Dormir com a TV ligada ajuda a pegar mais rápido no sono?

Para quem tem insônia, a televisão não é indicada, uma vez que aumenta a agitação que essa pessoa já tem. No entanto, Laura afirma que o aparelho nem sempre é inimigo: “para aqueles que não apresentam nenhuma dificuldade para dormir, o estímulo da TV pode até virar o que comumente chamamos de ‘ruído branco’, um som que se torna contínuo e, aos poucos, fica de pano de fundo, ajudando até a induzir o sono”.

mulher-negra-dormindo-cama-dourada

Precisamos dormir oito horas por dia?

“O ideal é dormir o tempo necessário, que para a maior parte das pessoas é de sete a oito horas. Entretanto, um sono adequado significa quantidade com qualidade, indicada pela sensação de descanso e bem-estar na manhã seguinte”, explica a psicóloga. Agora, se após dormir nove ou dez horas, a pessoa não se sentir descansada o suficiente, o recomendável é procurar um especialista. “É possível que ela tenha algum distúrbio do sono, como a apneia do sono, pesadelos, bruxismo ou movimentos periódicos de pernas”, comenta ela.

A alimentação influência no sono?

A especialista afirma que os alimentos ingeridos próximos à hora de dormir influenciam, sim, a qualidade da noite de sono. Segundo ela, preparações muito gordurosas devem ser evitadas, já que “o organismo terá que investir mais energia na digestão do que na manutenção do sono e na reestruturação de proteínas e enzimas que reconstituem o corpo para o novo dia”.

Dormir durante o dia prejudica o sono noturno?

“Um cochilo de vinte ou trinte minutos é benéfico ao organismo. As melhoras podem ser notadas na atenção e na memória”, esclarece a psicóloga. Porém, dormir por longos períodos à tarde não é recomendado, pois interfere no padrão de sono noturno, podendo levar à insônia.

E para garantir uma boa noite de sono…

…Tenha horários regulares para dormir e despertar.
…Vá para cama somente na hora dormir.
…Crie um ambiente adequado para o “sono”: limpo, escuro, sem ruídos e confortável.
…Não fazer uso de medicamentos para dormir sem orientação médica.
…Jante moderadamente em horário regular e adequado.
…Seja ativo física e mentalmente.

 

Texto: Julia Rezende
Consultoria: Laura de Siqueira Castro, psicóloga do Instituto do Sono
Foto: Thinkstock/Getty Images

Mais lidas