Você sabe higienizar corretamente frutas, legumes e verduras? Confira!

Avalie

Além de escolher bem os alimentos na hora da compra, outro cuidado é essencial para garantir todos os nutrientes e preservar a saúde: a higienização. E atenção: os alimentos orgânicos também devem passar por esse momento. Confira como é a limpeza ideal de frutas, legumes e verduras!

Salada de frutas e verduras, comida saudável, fundo branco

Foto Shutterstock.com

Folhas

A palavra de ordem é: inspeção. Quando se trata de verduras como alface, almeirão, agrião, rúcula, acelga, agrião e até mesmo ervas, como salsinha, cebolinha, coentro, entre outras, cada uma das folhinhas deve ser lavada em água corrente separadamente do maço, de modo a percorrer os dedos por toda a sua extensão, delicadamente, para não estragá-la. Depois, é necessário criar uma solução desinfetante para deixá-las de molho (ou comprar, já que existem produtos com este objetivo nos supermercados).

Legumes

No caso de batatas, cenouras, beterrabas, rabanetes, entre outros, a observação também deve se fazer presente, principalmente se não forem orgânicos, pois o agrotóxico pode se acumular na casca. Então, a lavagem deve ser bem minuciosa; por serem mais resistentes, o ideal é lavá-los bem em água corrente e encharcar uma buchinha de lavar louças (nova, é claro) na mesma solução desinfetante criada para lavar as folhas. Depois, é importante esfregar, um a um, enxaguar novamente e deixá-los de molho durante 30 minutos na solução preparada, repetindo mesmo procedimento, de enxaguar mais uma vez e só depois iniciar o preparo.

Saiba mais:

Agrotóxicos: saiba quais são os 10 alimentos mais contaminados

Alimentos que promovem bom humor

Celulite: confira 10 alimentos que ajudam combatê-la

Frutas

Seja a casca retirada ou não para o consumo, a lavagem deve ser executada normalmente em todas as frutas. Para isso, o processo realizado deve ser o mesmo dos legumes, com o auxílio da buchinha de lavar louças e da imersão na solução com hipoclorito de sódio. Frutas mais difíceis de lavar (como a uva) requerem uma atenção especial, já que pequenas larvas ou demais bichinhos podem se esconder entre elas. Por isso, é indispensável lavar minuciosamente cada parte da fruta.

como higienizar alimentos

Imagem Editora Alto Astral

 

 

Texto Paula Santana | Consultoria Lilian Speziali, nutricionista

Mais lidas