Exercícios para praticar durante a gravidez

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A gravidez é um momento muito especial na vida da mulher. Para ter um filho, é preciso tomar diversos cuidados com a saúde, principalmente praticar exercícios físicos e ter uma alimentação balanceada. O excesso de peso na gravidez pode trazer problemas para a mulher e para o bebê, como hipertensão e inchaço em excesso. Portanto, nada de sofrer durante a gestação! Confira dicas da personal gestante Gizele Monteiro sobre exercícios para praticar durante a gravidez e melhor sua qualidade de vida :

mulher grávida meditando

FOTO: Shutterstock

Movimente-se!

O ganho de peso é inevitável durante a gestação, mas é possível controlá-lo. Vários exercícios físicos podem ser praticados pelas grávidas: “Além de auxiliar no controle do peso corporal, o exercício facilita na volta no pós-parto e ajuda a mulher a reter menos peso nesse período – os temidos dois ou três quilinhos a mais. Estudos mostram que mulheres ativas durante a gravidez ganham menos peso, voltam mais rápido à forma e retêm menos peso no pós-parto. Porém, esse efeito é maior se a mulher já era ativa antes da gravidez”, explica Gizele.

Benefícios dos exercícios durante a gravidez

A profissional revela os principais benefícios da prática de exercícios:

  • Previne e diminui a dor lombar;
  • Previne e controla a diabetes e hipertensão gestacional;
  • Melhora a disposição e aptidão física;
  • Previne o inchaço (edema);
  • Auxilia o combate à depressão pós-parto;
  • Melhora o humor;
  • Controla o ganho de peso;
  • Previne casos de depressão;
  • Combate a ansiedade.
Mulher grávida praticando exercício

FOTO: Shutterstock

Tipos de exercícios para praticar durante a gravidez

Segundo a especialista, as grávidas podem ir além da tradicional hidroginástica e praticar outros tipos de exercícios: “Musculação, aulas de ginástica localizada, treinamento funcional adaptado e ainda exercícios de alongamento e relaxamento devem compor o programa da gestante”. Gizele também revela quais exercícios devem ser evitados: “Não são recomendados exercícios que sobrecarreguem a coluna e as articulações, como grandes amplitudes, flexões que pressionem as articulações ou torções do tronco. Entram nessa lista também exercícios que colocam a gestante em risco de queda, como posturas em equilíbrio”. Ela ainda aconselha que as grávidas evitem atividades esportivas – corrida, basquete, futebol, vôlei – para não causar sobrecarga cardíaca e risco de traumas abdominais.

Frequência

A personal gestante conta que a prática de exercícios deve ser feita pelo menos três vezes por semana: “As recomendações são para no mínimo três vezes por semana em intensidade leve a moderada com duração de 30 a 60 minutos. Não é só o tempo que importa, mas como será distribuída a atividade nesse período. O programa não pode focar somente em um tipo de exercício e deve levar em conta o trabalho cardiorrespiratório, focando nos exercícios de fortalecimento, alongamento e relaxamento”.

Exercícios para praticar durante a gravidez

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Evite exageros

Apesar de ser uma prática saudável e relaxante, é preciso ter em mente que durante a gravidez o corpo não aguenta nenhum tipo de excesso. “O exercício em intensidade ou duração elevada pode resultar em falta de oxigênio ou nutrientes para o feto. Isso pode gerar uma restrição de crescimento intra-uterino e prematuridade”, explica a educadora física. “No entanto, o exercício bem orientado mostra benefícios para o bebê, como aumento da placenta – levando ao aumento de oxigenação e nutrientes para o feto. Também diminui o risco de obesidade infantil e traz melhoras cardíacas”, acrescenta a especialista.

Pós-parto

E depois do parto, como recuperar a forma?A flacidez abdominal deve ser trabalhada com exercícios posturais e abdominais adaptados. Os abdominais dependem de liberação médica, principalmente no caso de cesárea e devem ser modificados. O abdominal tradicional não deve ser feito inicialmente. Um profissional especializado deve ser procurado para realizar uma avaliação”, conta Gizele.

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Texto: Isabela Zamboni | Consultoria: Gizele Monteiro – Consultora da academia K2, Personal Gestante e Diretora do programa Mais Vida Gestantes – exercícios na gravidez e pós-parto. Especialista com mestrado na Unifesp estudando Exercícios na gravidez. Autora do livro “Guia prático de exercícios para gestantes” – Ed. Phorte.

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