Automassagem alivia dores e cansaço

Avalie

Terapeuta ensina técnica de automassagem contra diversos males

Existem diversas soluções para aliviar tensões físicas e emocionais, e uma delas é a massagem. Além de ser fácil de fazer,  com alguns exercícios simples é possível tratar inúmeros males. “Para aqueles que não têm tempo de frequentar uma clínica, a automassagem é uma maneira fácil e eficaz de relaxar sem precisar sair de casa”, explica a terapeuta.

Antes de iniciar o tratamento, Mari recomenda um banho quente para soltar a musculatura, concentrando a ducha na região dos ombros e pescoço. Depois, mãos à obra! Veja algumas técnicas de automassagem indicadas pela terapeuta para combater dores musculares e reduzir o estresse e o cansaço do dia a dia.

 

Young woman receiving massage, overhead viewTendinite

Realizar esforço intenso ou repetitivo, como digitar durante horas, pode causar inflamações nos tendões e dores intensas.

Como fazer: para prevenir esse tipo de lesão basta pressionar os dedos da mão oposta bem no meio do antebraço, próximo ao cotovelo. Apertando o tendão, rotacione o braço de um lado para outro por 15 vezes. Realize o movimento por toda extensão do antebraço iniciando no cotovelo até o punho.

 

Intestino preso

Hábitos alimentares inadequados, falta de atividade física, baixo consumo de água e fibras e até mesmo fatores psicológicos podem afetar o funcionamento desse órgão tão sensível.

Como fazer: deitar em uma superfície plana e colocar as mãos no abdômen, fazendo movimentos circulares no sentido horário. Depois, deixe as pontas dos pés voltadas para dentro, levante a perna esquerda o mais alto que puder e depois solte. Repita oito vezes. Não é necessário fazer o exercício com a perna direita porque o intestino é controlado pelo lado esquerdo do corpo.

 

Cólicas

O período da menstruação é um verdadeiro tormento para muitas mulheres. Além de dores pelo corpo, as terríveis cólicas aparecem devido à contração dos músculos do ovário.

Como fazer: posicione três dedos abaixo do umbigo, à esquerda, e pressione levemente o local por 15 segundos.

 

Antiestresse

Ter uma vida agitada é o mal do século, poucas pessoas conseguem ter um tempo dedicado ao bem-estar e à saúde mental.

Como fazer: solte todo o ar do pulmão e respire enchendo apenas uma parte do diafragma. Em seguida, estufe o abdômen e solte o ar novamente. Repita 20 vezes e, se estiver deitada, mantenha os pés estendidos durante todo exercício.

 

Região lombar

A má postura aliada a hábitos inadequados, como ficar sentado na frente do computador sem correção postural, pode levar a dores na região lombar.

Como fazer: deite sobre as mãos fechadas e role o corpo de um lado para o outro com cuidado. As mãos devem ser posicionadas sob o ponto dolorido da coluna. Ao invés das mãos, podem ser utilizadas duas bolinhas de tênis para fazer a massagem.

 

Dor de cabeça

São diversos os fatores que causam desde uma dor de cabeça crônica até uma crise de enxaqueca aguda.

Como fazer: pressione as têmporas com as pontas dos dedos e faça movimentos circulares.

 

Tensão no pescoço

Qualquer situação difícil e o ritmo de vida acelerado pode causar tensões no pescoço. Esse músculo se endurece e, com a falta de alongamento, pode resultar num torcicolo ou em dores na região.

Como fazer: coloque as mãos sobre dois pontos paralelos da nuca e movimente-as na horizontal. Vá aproximando uma da outra sem deslizá-las sobre a pele. Repita o movimento por toda a extensão da coluna cervical.

 

Pernas cansadas

Falta de exercícios físicos e a má circulação sanguínea da região podem acarretar em dores e fadigas nas pernas.

Como fazer: flexione o pé e depois estique-o, como se fosse pisar no acelerador de um carro. Ao mesmo tempo, vá apertando a panturrilha com as mãos e siga pelo do joelho até o calcanhar.

 

Consultoria: Mari Maruyama, terapeuta da Clínica Luiza Sato. Site: www.luizasato.com.br

Fotos: PureStockX/DIOMEDIA

Mais lidas