10 dicas para um sono perfeito

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Sabia que dormir bem pode fazer milagres? Que um sono perdido jamais é resgatado? Que a sua qualidade de vida pode estar diretamente ligada à qualidade do sono?
Siga as dicas que Lunna preparou para você com a ajuda de especialistas e valorize as suas noites de descanso!

10 dicas para um sono perfeito

1 – Esqueça os problemas e as ansiedades do dia-a-dia antes de ir para o quarto. Só vá para a cama depois de tomar um banho morno e relaxante.

2 – Desligue a TV e os outros aparelhos do seu quarto. As luzes desses aparelhos podem atrasar a produção das substâncias responsáveis pelo aviso de que é hora de dormir. E se você usa um smartphone, evite também

3 – Exercícios físicos devem ser feitos, no máximo, até quatro horas antes de dormir. Antes do sono, só está liberada a atividade sexual, que faz bem para o corpo e é óptima para relaxar a mente.

4 – Um bom chá ajuda a descansar. Porém, é preciso escolher as ervas certas. Nada de beber chá preto ou verde, que são estimulantes. Chás de erva-cidreira, melissa e camomila são as melhores escolhas.

5  – Coma pouco à noite. Faça uma refeição leve… opte por uma sopa levinha, um suco, uma fruta ou lanchinho light.

6 – Alimente-se de forma moderada antes de dormir. Aquele bife suculento não deve jamais ser comido à noite, pois a proteína que ele contém ativa o sistema nervoso simpático, responsável por deixar o corpo em estado de alerta.

7 – Relaxe o seu corpo. Depois do banho morno, acenda uma lâmpada azul e pingue algumas gotas de óleo de lavanda no travesseiro. Esta técnica acalma os pensamentos e induz a um sono melhor.

8 – Um copo de leite morno ajuda a encontrar o sono tranquilo, pois possui o triptofano (em poucas quantidades), que é um precursor de serotonina, outro neurotransmissor associado ao relaxamento profundo.

9 – Evite o álcool. A bebida alcoólica, ao contrário do que muitos pensam, não relaxa. Após alguns goles, ela pode afrouxar as estruturas da região da faringe, comprometendo a respiração. O resultado é o ressonar, que prejudica as fases do sono.

10 – Conheça as suas necessidades. Cada um de nós precisa de um tempo mínimo de sono. Procure dormir, pelo menos, de sete a oito horas por noite. E tente ir para a cama sempre no mesmo horário.

 

Em busca do descanso perdido

O sono perdido é recuperado?
Achar o seu próprio ritmo e dormir regularmente pode ser a chave para um sono ideal durante toda a semana. Estudos já comprovaram que não importa a que horas uma pessoa vai dormir ou acordar. Porém, se ela tem um sono regular e passa a dormir mais tarde do que o horário habitual, estará sujeita a sentir-se cansada e indisposta durante todo o dia. Balada durante toda a madrugada e trabalho cedinno no outro dia? De vez em quando tudo bem, mas saiba que não é possível recuperar grandes perdas de sono. Uma boa maneira de fazer com que se sinta melhor é “tirar uma soneca” em períodos curtos durante o dia seguinte.

 

Texto: Carolina Brito

Foto: PureStockX/DIOMEDIA

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