Connect with us

O que você está procurando?

As redes sociais nos bombardeiam com informações a todo momento. Entretanto, o constante fluxo de comunicação colabora para o desenvolvimento da ansiedade
- FOTO: Shutterstock.com/Twin Design

Redes sociais colaboram para o aumento da ansiedade

As redes sociais nos bombardeiam com informações a todo momento. Entretanto, o constante fluxo de comunicação colabora para o desenvolvimento da ansiedade

Um lugar para relaxar e… ficar mais ansioso! As redes sociais são um verdadeiro fenômeno atual. Crianças, jovens e adultos muitas vezes passam horas online conferindo notícias, conversando, postando intimidades e uma infinidade de ações que redes como Facebook, Instagram e Twitter permitem. Ao mesmo tempo em que elas podem ser usadas para o relaxamento, isto é, fugir por um tempo das responsabilidades e tarefas cotidianas conferindo informações aleatórias ou colocando o papo em dia, as redes sociais também podem colaborar para aumentar a ansiedade.

Isso porque a sensação de cobrança para estar o tempo todo por dentro das novidades, além de estar exposto aos mais diversos posts que, na maioria das vezes, exibem uma vida alheia feliz, interferem para que haja pressão e ansiedade.

mao-segurando-celular-smartphone-tela-inicial-aplicativos

FOTO: Shutterstock.com/Twin Design

“As redes sociais acabam contribuindo na produção de adrenalina e cortisol, que viciam. As pessoas ficam ligadas e dependentes. Mas também vejo o efeito que as redes sociais trazem para relaxar, quando entra a produção de dopamina, que deixa a pessoa mais relaxada, algo que também pode gerar dependência”, destaca o neuropsicólogo Aristides Brito. A dica é sempre o bom senso. Dedicar alguns minutos às redes sociais pode lhe fazer bem; porém, é preciso não abusar.

Atento aos sinais!

Alguns comportamentos indicam que sua dedicação à tecnologia está exagerada. “Os indivíduos ansiosos passam a realizar as atividades cotidianas pensando o tempo todo no jogo, na rede social, nos aplicativos e diversos usos que a tecnologia permite”, ressalta o psicólogo Mateus Martinez. Confira alguns sinais:

  • Checar constantemente o celular;
  • Sentir estresse por lidar com um fluxo intenso de informação;
  • Insônia;
  • Dificuldade de concentração em atividades como trabalho, estudo e tarefas domésticas;
  • Não conseguir ficar um dia ou mais sem conectar-se à internet, sentindo angústia, tensão e nervosismo.

 

Veja mais:

Descubra como se livrar do vício em redes sociais

Seu cérebro também curte as redes sociais!

Saiba mais sobre o transtorno de ansiedade

 

Consultorias: Aristides Brito, neuropsicólogo; Mateus Martinez, psicólogo do Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática (NPPI) da PUC-SP.

Texto: Natália Negretti – Entrevistas: Giovane Rocha/Colaborador e Natália Negretti – Edição: Augusto Biason/Colaborador

Advertisement

Estilo de vida

O brainstorming é cada vez mais utilizado nos processos criativos. Conheça mais sobre essa técnica e pratique agora mesmo!

Estilo de vida

Se, por um lado, o uso de celulares nos ajuda na comunicação, por outro, pode afetar a saúde mental e contribuir para a ansiedade

Estilo de vida

A enxaqueca costuma atingir mais as mulheres do que os homens, mas podem ser tratadas com medicamentos. Descubra porque a doença ocorre.

Estilo de vida

Com a ajuda de especialistas, selecionamos 7 dicas bem úteis para quem quer pensar fora da caixa e ficar mais criativo. Pratique agora mesmo!

Estilo de vida

Pode até parecer que processos que envolvem criatividade dependem de intuição, mas as diferenças entre elas são grandes. Entenda!

Estilo de vida

Para esta saborosa bebida trabalhe ao máximo em prol da saúde, é preciso seguir dicas especiais durante o preparo. Aprenda a fazer o seu chá!

Estilo de vida

A salada pode ser feita com a mistura de legumes, verduras, frutas, proteínas... Descubra algumas técnicas que deixam sua refeição mais completa!

Estilo de vida

A meditação é uma técnica antiga que permite relaxar a mente e melhorar aspectos como a concentração, e ela pode ser dividida em diversos tipos.