Connect with us

O que você está procurando?

Como introduzir as primeiras papinhas na alimentação do bebê a partir dos 6 meses de idade. Confira dicas práticas de como habituar os pequenos!
- FOTO: Shutterstock.com

Primeira papinha: dicas para a alimentação do bebê

Como introduzir as primeiras papinhas na alimentação do bebê a partir dos 6 meses de idade. Confira dicas práticas de como habituar os pequenos!

A partir dos 6 meses de vida uma nova etapa se inicia para o bebê. É hora da mamãe apresentar os alimentos que farão parte das refeições durante toda a vida. Confira dicas práticas de como introduzir novos alimentos aos hábitos diários dos pequenos:

bebe-feliz-comendo-papinha

FOTO: Shutterstock.com

Como iniciar as refeições dos bebês

Suco de fruta natural: é o primeiro passo. Nesse novo esquema alimentar, as primeiras mamadas que devem ser substituídas por suco são as do lanche da manhã e da tarde.

Papinhas doces: pode iniciar depois de um mês da apresentação dos suquinhos. Apesar do nome, elas não devem ter adição de açúcar ou mel. As frutas devem ser amassadas com um garfo ou cozidas com um pouco de água, até ficarem como um purê. Comece com uma ou duas colheradas, evolua para meia fruta até finalmente completar uma fruta inteira.

Papinhas salgadas:
duas semanas depois da papinhos doces é hora de dar início às papinhas salgadas. Espere pelo menos outras duas semanas para incluir as carnes, que devem ser preparadas na forma de caldos, passar pela carne moída e só evoluir para os pedaços às vésperas do bebê completar nove meses.

Papinhas de vegetais: siga o mesmo esquema das papas doces: ofereça para o seu filho algumas colheradas e evolua até completar o volume de 200ml (cerca de um copo americano).

Faça as papinhas do jeito certo!

Não é à toa que os especialistas pedem para as mamães amassarem os ingredientes em vez de baterem no liquidificador. Sopas ralas e papas excessivamente moles não oferecem as calorias necessárias para suprir as necessidades diárias do pequeninos, que são de 615kcal dos 6 aos 8 meses, 686kcal dos 9 aos 11 meses e 894kcal a partir do primeiro ano.

Matéria publicada na revista Guia do Bebê Fisher-Price, da Editora Alto Astral.
Consultoria: Marcus Renato de Carvalho, pediatra. Revisão: Michelle Albuquerque

Veja também
Amamentação evita alergias no bebê? Descubra!

Papinhas prontas: cuidados com o bebê

Tudo sobre papinhas de bebê

Advertisement

Estilo de vida

Confira sete passos para evitar que seu cachorro te guie durante o passeio.

Estilo de vida

As crianças adoram dormir com os pais porque se sentem protegidas. Mas será que isso faz bem para o crescimento? Saiba como reverter esse hábito.

Estilo de vida

Dicas de cuidados para o banho do bebê. Saiba como prepará-lo, qual a melhor posição para segurar seu filho e como cuidar do umbigo.

Estilo de vida

Os bebês têm organismos muito frágeis e podem contrair algumas doenças facilmente. Saiba como identificar e combater anemia, diarreia e infecção urinária.

Estilo de vida

Conheça os sintomas, formas de prevenção e tratamentos para 3 doenças que afetam os bebês. Descubra como identificar os vilões e proteger seu filho!

Estilo de vida

Desenvolver sua própria motivação exige um olhar cuidadoso sobre si mesmo, e encontrá-la no dia a dia é algo completamente possível. Veja como

Estilo de vida

Na dúvida do que oferecer de lanche para os filhos que estão de férias em casa? Conversamos com uma nutricionista que deu dicas de lanches saudáveis!

Estilo de vida

Diante da crise econômica, muitas pessoas estão sem emprego. Saiba como organizar seu dinheiro neste momento e fugir das dívidas!