Connect with us

O que você está procurando?

A obesidade é um problema sério que pode comprometer a qualidade de vida. Por isso, a Anvisa aprovou um novo medicamento para tratar esse problema.
- Foto Shutterstock Images

Medicamento é aprovado para tratar obesidade

A obesidade é um problema sério que pode comprometer a qualidade de vida. Por isso, a Anvisa aprovou um novo medicamento para tratar esse problema.

Em fevereiro de 2016, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou mais uma opção para combater a obesidade em adultos: o medicamento Saxenda, que possui como princípio ativo a liraglutida, o mesmo do Victoza, já usado para tratar diabetes, mas com dosagens diferentes. Até então, só havia dois remédios aprovados no Brasil para o tratamento da obesidade: a sibutramina e o orlistat.

 

A obesidade traz prejuízos à saúde, mas pode ser combatida com medicamento específico

Foto Shutterstock Images

 

Para quem é o medicamento?

O Saxenda será indicado a pacientes com IMC (Índice de Massa Corporal) maior que 30 ou que estejam acima de 27 e sofram de problemas como diabetes e hipertensão. A medicação age de forma semelhante à substância GLP1, produzida pelo corpo para controlar o apetite.

 

SAIBA MAIS:

Descubra a verdade por trás da sibutramina

Problemas da obesidade que podem comprometer a bariátrica

5 passos para emagrecer de vez

 

Riscos da obesidade

A obesidade traz consequências muitas vezes graves à saúde do portador, como disfunções cardíacas, respiratórias, gastrointestinais e osseoesqueléticas. “Os problemas mais comuns do sistema circulatório são a hipertensão arterial, as doenças cardiovasculares (problemas coronarianos, insuficiência cardíaca) e as varizes. Já as disfunções osteoesqueléticas mais comuns são a osteoartrose (de quadris e joelhos) e os problemas de coluna (como a lombociatalgia, problemas musculares e pés planos). Também têm as gastrointestinais, como a hérnia de hiato (causando refluxo), tumores intestinais e fígado gorduroso”, pontua Rosana Radominski,  presidente do departamento de obesidade da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia).

 

Consultoria Rosana Radominski,  presidente do departamento de obesidade da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia)

Advertisement

Estilo de vida

A batata-doce caiu no gosto popular, justamente por ser saborosa, prevenir o diabetes, ajudar no emagrecimento e fornecer energia para o dia a dia.

Estilo de vida

Há quem exagere nas refeições e coma até sem estar com fome. Fique atenta, pois essa compulsão alimentar pode ser um sinal de problemas psiquiátricos!

Estilo de vida

Os brasileiros consomem pouca quantidade de salada, enquanto comem carnes gordurosas em excesso. Esses hábitos podem influenciar negativamente na saúde.

Estilo de vida

A camomila é uma erva saborosa e bastante consumida no Brasil. Dentre seus benefícios, estão o poder calmante, o combate a males digestivos e muito mais!

Estilo de vida

O uso abusivo e sem prescrição médico de alguns antiácidos pode aumentar o risco de problemas cardíacos, segundo pesuqisa divulgada recentemente

Estilo de vida

Confira dicas com o Dr. Bactéria e esclareça as dúvidas mais frequentes relacionadas à higiene da casa, dos alimentos e muito mais!

Estilo de vida

O chá de hibisco é um ótimo aliado de quem precisa emagrecer com saúde e de forma definitiva! Aposte nessa receita fácil e prática.

Estilo de vida

O antibiótico é um tipo de medicamento capaz de combater bactérias que causam doenças mais graves. Porém, só pode ser adquirido com receita médica.