Connect with us

O que você está procurando?

Pesquisa revela as mudanças principais que ocorrem no cérebro em seu desenvolvimento durante a adolescência - um segredo que a neurociência descobriu só agora
- Imagem: Shutterstock Images

Revelado segredo das mudanças do cérebro na adolescência

Pesquisa revela as mudanças principais que ocorrem no cérebro em seu desenvolvimento durante a adolescência - um segredo que a neurociência descobriu só agora

Pesquisa revela as mudanças principais que ocorrem no cérebro em seu desenvolvimento durante a adolescência – era um um segredo que, até então, a neurociência descobriu só agora.

Uma equipe do departamento de psiquiatria da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, identificou as áreas do cérebro que mais se alteram durante a adolescência. A pesquisa realizada envolveu jovens ingleses entre 14 e 24 anos. Com o estudo, descobriu-se que áreas associadas a processos de pensamento complexo e tomadas de decisão as que mais sofrem alterações durante essa fase da vida.

Imagem: Shutterstock Images

Imagem: Shutterstock Images

Cérebro e aeroportos

Além disso, os resultados obtidos pela universidade identificaram uma ligação entre o desenvolvimento do cérebro na adolescência e doenças mentais, como a esquizofrenia. Para facilitar o seu entendimento, imagine o cérebro como se fosse uma malha aérea global, formada por pequenos aeroportos pouco utilizados e grandes centros de conexão, onde há muito tráfego. À medida que o tempo passa, os aeroportos menores vão aumentando e ficando mais movimentados.

Uma estrutura parecida é usada pelo cérebro para coordenar os nossas pensamentos e nossas ações. Só que, durante a adolescência, essa rede de grandes centros é consolidada e fortalecida ao longo do tempo.

Imagem: Divulgação / Universidade de Cambridge

Tomografias realizadas nos voluntários mostram alterações associadas aos processos de pensamento complexo. – Imagem: Divulgação / Universidade de Cambridge

Cérebro, esquizofrenia e doenças mentais

Ao analisar os genes envolvidos no desenvolvimento desses centros no cérebro na adolescência, os pesquisadores descobriram que são bem similares àqueles associados com muitas doenças mentais, incluindo a esquizofrenia.

Essa descoberta corrobora o fato de que muitas enfermidades mentais podem ser desenvolvidas durante a adolescência, segundo afirmou a pesquisadora Kirstie Whitaker, à frente do estudo. Esses novos achados indicam que maus tratos, abusos e negligência podem prejudicar o desenvolvimento de importantes funções cerebrais durante os importantes anos da adolescência. E tudo isso pode contribuir para o surgimento de distúrbios mentais no futuro.

 

Saiba mais!

Adolescentes também podem ser vítimas do Transtorno Bipolar

Como a maconha afeta o cérebro adolescente?

 

Texto: Ricardo Piccinato

Advertisement

Estilo de vida

A azia está relacionada à obesidade, pois a gordura corporal, quando em excesso, aumenta a pressão na região do abdômen, pressionando o estômago.

Estilo de vida

Apesar de ser um carboidrato de alto índice glicêmico, a tapioca pode ajudar a perder peso. Confira como incluir o alimento na dieta!

Estilo de vida

Muitas pessoas diagnosticadas com depressão ficam com receio de usar os remédios antidepressivos devido ao medo do vício. Afinal, os antidepressivos viciam?

Estilo de vida

Ginecologista explica por que a menopausa ocorre, as alterações que gera no corpo e como amenizar essa fase que surge com o envelhecimento da mulher

Estilo de vida

Dividido conforme a gravidade das funções cotidianas afetadas, cada tipo de depressão necessita de acompanhamentos distintos.

Estilo de vida

A depressão, que já foi encarada apenas como uma frescura, hoje é colocada no topo das doenças mais limitantes do mundo e afeta 350 milhões de pessoas.

Estilo de vida

5 perguntas sobre o colesterol, que, embora fundamental para o desempenho das funções do organismo, pode afetar a saúde do coração

Estilo de vida

Se você faz parte do grupo que não dispensa copos de refrigerante, fique atento aos principais prejuízos que o consumo excessivo pode causar ao organismo