Connect with us

O que você está procurando?

Seu trabalho anda exigindo muito ou deixando totalmente para baixo? Confira dicas de como aumentar a motivação no ambiente profissional
- FOTO: iStock.com/Getty Images

Motivação no ambiente de trabalho: como aumentar?

Seu trabalho anda exigindo muito ou deixando totalmente para baixo? Confira dicas de como aumentar a motivação no ambiente profissional

O trabalho pode ser considerado uma das maiores fontes de desmotivação simplesmente pelo fato de que se encaixa na categoria que coisas que, querendo ou não, somos “obrigados” a fazer. Afinal, todo mundo precisa tirar seu sustento de alguma forma. E são muitas horas por dia dedicadas a isso – ou seja, se estamos insatisfeitos com algo que toma tanto do nosso tempo, o sofrimento acaba sendo maior. A dúvida é: dá para trabalhar essa motivação?

 

Motivação no ambiente de trabalho: como aumentar?

FOTO: iStock.com/Getty Images

Aumentando a motivação no trabalho

De acordo com Graziela Vanni, psicóloga e coach, a pessoa que se sente infeliz no trabalho precisa, primeiramente, identificar se o problema reside no que ela faz ou no ambiente. “Se for o que ela faz, é bem recomendável que busque compreender o que quer de verdade, qual é a área que mais gosta, e ir em busca”, comenta a especialista.

Se o problema for o próprio ambiente de trabalho, muitas questões entram em cena. “Por exemplo, se não gosto do espaço físico e tenho a oportunidade de colocar algo que me agrade na decoração, pronto: coloque e desfrute dessa transformação”, indica a coach.

Agora, se a questão forem as pessoas, as coisas se complicam um pouco. Tudo porque, muitas vezes, esperamos delas algo que não podem oferecer, na linha do “quero que a pessoa me ofereça o que minha expectativa quer, do meu jeito e agora” ou ainda “quero que ela dê o melhor como eu dou”. “Esse ‘mundo’ de exigências e expectativas provoca a dor da frustração constante, por isso me desmotivo e não tenho interesse de ir no meu trabalho”, aponta Graziela.

Assim, nesse caso, o ideal é buscarmos a reestruturação do nosso pensamento, numa linha também próxima da aceitação. “Faça perguntas como: ‘quem é essa pessoa?’, ‘O que você pode esperar dela?’, ‘O que ela significa?’”, explica a coach.

Aí, começa o processo de percepção: se você considera seu colega arrogante, mas ao mesmo tempo percebe que nada vai mudar e que não pode esperar nada mais do que isso, cria-se uma barreira de proteção, e essa personalidade não afeta mais a sua produtividade. “O processo de aceitação é incrível. Aceitar não é ser conformado nem resignado, é viver a situação sem colocar a emoção no meio”, conclui a especialista.

 

LEIA TAMBÉM

 

Texto: Victor Santos
Consultorias: Allessandra Ferreira, coach e palestrante; Graziela Vanni, psicóloga e coach; João Marcelo Furlan, especialista em desenvolvimento de liderança e inteligência emocional, e autor do livro FLAPS! Liderança Adaptágil; Gilberto Katayama, médico, especialista em psicologia transpessoal e instrutor de treinamentos do Núcleo Ser, em São Paulo (SP); Semadar Marques, palestrante especialista em estratégia humana e inteligência emocional (www.semadarmarques.com.br).

Advertisement

Estilo de vida

O autoboicote nada mais é do que você mesmo ser o responsável por dificultar ou inviabilizar mudanças e rumos da sua própria vida que trariam bem-estar

Estilo de vida

Descubra quais atitudes cotidianas podem influenciar positivamente na nossa criatividade, principalmente nos momentos em que precisamos ter novas ideias.

Estilo de vida

Entenda a importância das relações interpessoais para viver bem e saber enfrentar conflitos de forma saudável. Saiba mais!

Estilo de vida

Paciência tem a ver com percepção do ritmo necessário, já o comodismo com a falta de esforço para fazer as coisas acontecerem!

Entretenimento

Segundo a terapeuta comportamental Estela Noronha, todas as pessoas controladoras têm um grau de imaturidade emocional. Confira 10 características comuns.

Estilo de vida

Ah, os "furinhos" da celulite incomodam você? Saiba o que comer para melhorar o aspecto da pele e sumir com a "casca de laranja"!

Moda & Beleza

Seja para dança, corrida ou musculação, as polainas e as meias de compressão têm benefícios além do visual. Saiba mais sobre essa peça do vestuário!

Estilo de vida

Os pequenos podem aprender desde cedo sobre os benefícios alcançados por pensar positivo e valorizar o lado bom dos acontecimentos otimizando o aprendizado