Connect with us

O que você está procurando?

Uma alimentação balanceada garante diversos benefícios para o corpo. E quando o assunto é saúde mental, a dieta interfere no funcionamento da sua memória
- FOTO: Shutterstock Images

Memória: alimentos para turbinar essa habilidade do cérebro

Uma alimentação balanceada garante diversos benefícios para o corpo. E quando o assunto é saúde mental, a dieta interfere no funcionamento da sua memória

A alimentação está envolvida em diversas questões de saúde por si só. Contudo, uma dieta equilibrada com determinadas vitaminas e substâncias pode ajudar a preservar a memória afiada. Então, confira abaixo algumas dicas de nutricionistas do que comer para manter suas lembranças nítidas por bastante tempo.

Rodrigo Polesso, especialista em nutrição, ressalta a importância dos alimentos naturais, dentre eles: ovos inteiros, frutos do mar, mirtilos, morangos, café, nozes e gengibre.

O especialista também indica o suco de romã: “ um estudo, com 28 indivíduos idosos que reclamavam sobre memória, concluiu que tomar um copo de suco de romã por dia melhorou significativamente os marcadores de memória visual e verbal”.

alimentos para memória

FOTO: Shutterstock Images

O ferro e o zinco (encontrados em carne vermelha, cereais integrais e vegetais verde-escuros) são duas importantes substâncias para manter o bom funcionamento das lembranças. A nutricionista Patrícia Cruz afirma que a deficiência de ferro “diminui o desenvolvimento mental e a capacidade de aprendizado”, enquanto o zinco “atua principalmente na memória”.

Encontrado principalmente em peixes (atum, salmão e sardinha, por exemplo), o ômega 3, “presente na membrana celular, evita a oxidação, auxilia na memorização e concentração e ainda protege contra degeneração celular”, afirma Patrícia.

Alimentos vilões da memória

Uma dieta desregulada, além de não ajudar você a se lembrar onde guardou as chaves, pode ser prejudicial para suas recordações. Segundo a nutricionista Patrícia Cruz, “alimentações ricas em sódio, gordura saturadas e trans e carboidratos simples apresentam efeito prejudicial para as funções do cérebro”.

O especialista em nutrição Rodrigo Polesso também alerta sobre os riscos da desidratação para suas melhores lembranças: “falta de água, mesmo que pequena, pode ter impacto negativo no funcionamento da memória. Um estudo mostrou que uma mera desidratação de 1% a 3% afetou a capacidade de recordação e também o humor.”

 

Saiba mais!

O poder do alecrim para a memória

Fumar maconha pode causar perda de atenção e memória?

Especial boa memória: hábitos saudáveis

 

Texto e entrevistas: Giovane Rocha/Colaborador

Consultorias: Patrícia Cruz, nutricionista; RodrigoPolesso, especialista em nutrição otimizada para saúde e bem-estar pela
Universidade Estadual de San Diego, nos Estados Unidos

Advertisement

Estilo de vida

Os doces podem ser consumidos, desde que moderação. O problema é que ps brasileiros estão comendo mais açúcar do que a OMS recomenda.

Estilo de vida

Os ácaros são seres microscópicos que se proliferam em ambientes como colchões e travesseiros, devendo ser combatidos para garantir bem-estar.

Estilo de vida

O autodidatismo pode ser desenvolvido se incentivado da forma correta no processo educativo. Confira algumas dicas para estimular essa capacidade

Estilo de vida

O café é queridinho de muito brasileiros e, além de saboroso, também é capaz de proteger a saúde do cérebro e turbinar a memória

Estilo de vida

Geralmente ele ocorre em idosos, mas existe uma parcela de jovens que já sofreram infarto. Confira 4 questões sobre infarto em jovens.

Estilo de vida

A corrida traz inúmeros benefícios à saúde, mas o contrário também pode ocorrer: as lesões podem aparecer e comprometer o bem-estar.

Estilo de vida

O mel é bastante versátil, podendo fazer parte da composição de sobremesas, pratos quentes e saladas. Além disso, ele protege a saúde.

Estilo de vida

De acordo com um estudo, a ricota apresenta uma proteína capaz de proteger o intestino contra a ação da gordura. Então, acrescente-a ao cardápio!