Connect with us

O que você está procurando?

Além de proporcionar mais qualidade de vida, a prática da meditação também atrai muitos benefícios para o cérebro e a saúde mental
- FOTO: Shutterstock.com

Meditação: prática que faz bem para o cérebro

Além de proporcionar mais qualidade de vida, a prática da meditação também atrai muitos benefícios para o cérebro e a saúde mental

Além de todas as vantagens que a meditação oferece para uma melhor qualidade de vida, também podemos destacar os benefícios dela para o nosso cérebro. Segundo Daniela Carmona, professora de meditação, durante a atividade, “o cérebro recebe a informação, por meio da quietude corporal e da respiração suave e profunda, de que está tudo bem, e não é preciso ativar as defesas e alertas do corpo”. Assim, o ritmo cardíaco, o metabolismo e a necessidade de oxigênio diminuem, deixando o corpo descansado.

A professora explica ainda que o foco do cérebro passa a ser a atenção na meditação, diminuindo a necessidade da troca de informações entre os neurônios, preservando sua saúde e rejuvenescendo-os, além de melhorar o sistema cognitivo, os centros de memória e o processamento das emoções.

Benefícios da meditação para o cérebro

FOTO: Shutterstock.com

Cérebro, meditação e ciência

Cientistas de diferentes países têm se dedicado a entender quais mudanças ocorrem no cérebro a partir do momento que a pessoa insere a meditação na sua rotina. Em 2011, um estudo publicado na revista Psychiatry Research: Neuroimaging analisou 16 pessoas, com idade entre 25 e 55 anos, participantes do programa de treinamento voltado à redução de estresse do professor de medicina norte-americano Jon Kabat-Zinr.

A equipe examinou o cérebro dos voluntários antes e depois dos oito encontros, em que aprenderam exercícios para desenvolver a atenção plena (mindfulness), além de compará-los com integrantes do grupo que não havia passado pelo treinamento.

Os pesquisadores notaram que as pessoas sem o treino não sofreram alterações no órgão. Porém, naqueles que receberam a capacitação, a massa cinzenta se desenvolveu em várias regiões. Com isso, os cientistas concluíram que a meditação melhora a capacidade de regular emoções, controlar o estresse e sentir empatia por outras pessoas.

Texto: Vitor Manfio/Colaborador – Edição: Victor Santos

Consultoria: Daniela Carmona, professora de meditação e idealizadora e coordenadora do espaço Quintal da Yoga, de São Paulo (SP);

Advertisement

Estilo de vida

O medo pode funcionar como um alarme para quando você mais precisar

Estilo de vida

Ainda há muitas dúvidas sobre o transtorno de ansiedade. Tire aqui suas dúvidas sobre o distúrbio que afeta um terço da população mundial.

Estilo de vida

Saber como manter a paciência nas horas difíceis pode ser extremamente útil na sua vida pessoal, nos estudos e no trabalho

Estilo de vida

Uma pesquisa científica recente indica uma relação entre o Alzheimer e a alimentação à base de peixes e de frutos do mar. Descubra!

Estilo de vida

Você não precisa passar horas na academia: com 30 minutos de atividade física diariamente, você garante um coração mais forte e saudável

Estilo de vida

Ter uma boa noite de sono é fundamental para que seu dia seja mais produtivo. Mas sabia que uma noite bem dormida faz você aprender melhor?

Estilo de vida

Confira aqui 12 dicas de como lidar com o estresse e controlar a ansiedade do dia a dia turbulento

Estilo de vida

Tanto a corrida quanto outras atividades físicas podem trazer inúmeros benefícios para o seu cérebro, além da saúde física. Confira!