Inveja no trabalho

Avalie

O desejo de possuir aquilo que o outro tem e o desgosto pelas conquistas alheias são os principais sintomas da inveja, e o local de trabalho é o lugar mais comum para esse sentimento se instalar, seja qual for a sua profissão. Na maioria das vezes, os sintomas aparecem quando as pessoas têm medo de perder o cargo que ocupam ou acham que o companheiro é mais competente. Seja como for, esse pecado capital pode invadir a sua vida e atrapalhar o seu desenvolvimento profissional.

duas-mulheres-inveja-trabalho-

Foto: Thinkstock/GettyImage

Vire o jogo

Não é fácil conviver com pessoas invejosas, pois, geralmente, elas se sentem inferiores, disputam o reconhecimento do chefe e fazem tudo para prejudicar os outros ou desmerecer suas qualidades com críticas e comentários maldosos.
Para se proteger desse mal, não reaja a nenhum tipo de provocação e mostre-se sempre amigável com a pessoa que inveja você. Mas, se o seu colega de trabalho fizer algo que possa lhe prejudicar, é melhor ter uma conversa sincera com ele. Diga que há espaço para que todos possam demonstrar seus talentos e que não é prejudicando a sua carreira que ele vai ter seu valor reconhecido.
Mostre também que está disposta a compartilhar o que sabe, e que os melhores resultados são alcançados quando as pessoas trabalham em conjunto. Assim, certamente, o clima de competição e a inveja irão diminuir, e você poderá trabalhar com mais tranquilidade.

Invejosa, eu?
Por outro lado, mesmo sem querer, você pode sentir vontade de viver no lugar de outra pessoa. Mas nem sempre admirar ou ter os mesmos planos do outro é sinal de que se sente inveja, porém, se esse sentimento tem se tornado frequente, é hora de transformar a inveja em força para lutar por seus próprios planos e valorizar o que já conquistou.
Para manter a inveja longe de você, aprenda a valorizar suas qualidades: isso irá melhorar a sua autoestima e aumentar a sua autoconfiança. Reconheça também seus pontos fracos e tente melhorá-los. Ao se concentrar no seu desenvolvimento, e não nas conquistas alheias, será mais fácil alcançar seus objetivos. Além disso, procure traçar novos planos, mantenha o foco e tenha vontade de vencer – ao acreditar no seu potencial, com certeza, você terá o reconhecimento que merece e conseguirá realizar tudo o que deseja.

Mais lidas