Connect with us

O que você está procurando?

Confira uma seleção de dicas elaboradas com a ajuda de especialistas que vão ajudar você a ter mais inteligência emocional
- FOTO: iStock.com/Getty Images

Inteligência emocional: dicas para desenvolver a sua

Confira uma seleção de dicas elaboradas com a ajuda de especialistas que vão ajudar você a ter mais inteligência emocional

Não existe uma receita a ser seguida para uma relação saudável entre pessoas, visto que, como já dito, cada ser humano é único. Porém, algumas dicas ajudam a estimular a nossa inteligência emocional e, desse forma, lidar melhor com a nossa vida e a dos outros ao redor. “Há uma série de comportamentos que contribuem para relações mais saudáveis e benéficas para todos”, revela o coach Alexandre Prado. Conheça algumas dessas atitudes!

 

Inteligência emocional: dicas para desenvolver a sua

FOTO: iStock.com/Getty Images

Dicas para desenvolver a sua inteligência emocional

Busca de autoconhecimento: um dos pilares do desenvolvimento da inteligência emocional é também uma das bases dos relacionamentos pessoais. “Conhecer o próprio perfil é importante para entender os limites e os desafios. A partir disso, conseguiremos identificar essas características em outras pessoas”, assegura o consultor empresarial Gustavo Rueda.

Compaixão e empatia: “O indivíduo que tem a capacidade de perceber como o outro sente-se em determinada circunstância, bem como a habilidade de entender como ele mesmo situa-se naquele contexto, possui em suas mãos um trunfo valioso”, destaca Alexandre Prado.

Paciência e equilíbrio: para Alexandre, a paciência é importante, pois indivíduos emocionalmente robustos sabem que nem sempre se acerta e se chega ao sucesso. Já para Gustavo, “a falta do controle pode causar, principalmente, respostas impulsivas. A dica para isso é criar uma forma de ‘amortecer’ o que foi dito pelo outro”.

Resiliência: a resiliência é a capacidade de se recuperar facilmente de alguma adversidade encontrada. Pessoas com inteligência emocional desenvolvida “entendem que as dificuldades tratam-se de um processo de aprendizado e procurará perceber onde errou, o que poderia ter sido feito de melhor e tenta outra vez. É a típica pessoa que rapidamente, decorrente de uma queda, levanta-se, sacode a poeira e dá a volta por cima”, explica Alexandre Prado.

 

 

LEIA TAMBÉM

 

 

Texto: Augusto Biason/Colaborador – Edição: Victor Santos
Consultorias: Alexandre Prado, coach, especialista em finanças, consultor e presidente da Núcleo Expansão; Fernanda Reis, psicóloga; Gustavo Rueda, consultor empresarial, especialista em alta performance de executivos e diretor regional da Net Profit.

Advertisement

Estilo de vida

A campanha Novembro Azul vem para incentivar a prevenção de um tipo de câncer silencioso e, infelizmente, comum. Confira 5 alimentos capazes de preveni-lo!

Estilo de vida

O Transtorno de Ansiedade Generalizada pode interferir em vários aspectos da vida social e profissional. Cerca de um terço da população possui a doença

Estilo de vida

O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) causa, no cérebro, a impressão de que situações de perigo estão para acontecer

Estilo de vida

A reeducação alimentar é uma verdadeira transformação no estilo de vida, que afeta uma série de áreas da saúde, como peso, humor, equilíbrio e disposição

Estilo de vida

A obesidade é um problemas grave que pode trazer consequências sérias para o organismo, como o surgimento de doenças como colesterol alto e diabetes.

Estilo de vida

Cheio de propriedades medicinais, o louro pode ser consumido tanto em forma de chá quanto em temperos, dando aquele toque especial na sua receita!

Estilo de vida

A meditação vem ganhando cada vez mais credibilidade em questões como combate ao estresse e melhora na concentração, mas você sabe como ela age no cérebro?

Estilo de vida

Livros de colorir também são temáticos! Confira 5 arteterapias de Natal e, cada vez que se sentir inspirada pela data, pinte um dos desenhos e desestresse.