Connect with us

O que você está procurando?

As bebidas alcoólicas, quando consumidas em excesso, podem causar problemas no fígado. Mas, um pesquisa descobriu uma forma de evitar isso.
- FOTO: Vinicius Tupinambá/Colaborador e Shutterstock

Fígado pode ser protegido dos efeitos nocivos do álcool

As bebidas alcoólicas, quando consumidas em excesso, podem causar problemas no fígado. Mas, um pesquisa descobriu uma forma de evitar isso.

Você é uma daquelas pessoas que costuma ingerir cerveja, vinho ou qualquer outro tipo de bebida alcoólica com frequência e sem muita moderação? Então, provavelmente, já sofreu com os sintomas nada agradáveis da famosa ressaca: dor de cabeça, desconforto estomacal e cansaço são os mais comuns. Além disso, abusar do álcool causa problemas no fígado e doenças a longo prazo, como a cirrose.

 

Bebidas alcoólicas devem ser consumidas com moderação

FOTO: Shutterstock

 

Se mesmo sabendo de tudo isso você ainda é um amante do happy hour, uma boa notícia promete trazer um certo alívio para o seu corpo e sua consciência. Cientistas japoneses e americanos descobriram que é possível proteger o fígado dos danos causados pelo excesso de álcool. Ficou curioso? A explicação é relativamente simples.

Uma das várias teorias que tentam explicar como a Doença Hepática Alcoólica se desenvolve é a que sugere que grandes quantidades de bebidas alcoólicas causam uma redução nos níveis da substância conhecida como antioxidante glutationa (GHS). Com a queda da GHS, os famosos radicais livres são produzidos em excesso e, com isso, o fígado acaba prejudicado.

 

SAIBA MAIS:

Cerveja: 5 coisas que você precisa saber sobre a bebida

Álcool corta o efeito do antibiótico? Descubra!

Álcool em excesso pode prejudicar a memória dos jovens

 

Entretanto, os cientistas chegaram a uma conclusão diferente. Eles fizeram um experimento com ratinhos geneticamente modificados, ou seja, o DNA desses bichinhos foi manipulado. A partir disso, os ratos produziam menos quantidade de GHS que um animal normal: só 15%. Após esse teste, eles ficaram seis meses consumindo álcool diariamente.

Como já era esperado pelos pesquisadores, o estresse oxidativo dos ratinhos aumentou. Contudo, de uma forma surpreendente, pois passou a exercer um efeito protetor em vez de comprometer a saúde dos ratinhos. Ou seja, aqueles que tinham GHS baixa apresentavam fígados mais resistentes à acumulação de gorduras (um dos principais sintomas do abuso de álcool).

Advertisement

Estilo de vida

Uma pesquisa revelou que os chimpanzés preferem ajudar uns aos outros do que disputarem entre si, provando que a amizade é muito importante no reino animal

Estilo de vida

Em uma situação de contínuo estresse, o corpo se prepara para entrar em fuga ou luta. Aprenda a identificar os sinais de que o organismo não está nada bem.

Estilo de vida

Com pouca gordura e açúcar, o frozen iogurte é uma opção de sobremesa mais saudável que o sorvete. Confira 3 receitas e refresque-se!

Estilo de vida

A barriga tanquinho, os braços malhados e a perna torneada. Para conquistar tudo isso e muito mais, aposte na alimentação balanceada

Estilo de vida

Os sucos são uma ótima pedida para as refeições do dia a dia, porém, em sua versão natural. Saiba como o suco de caixinha pode prejudicar a sua saúde.

Estilo de vida

Confira algumas dicas para alcançar a barriga dos sonhos e perder alguns quilinhos indesejados. Essa transformação depende de você.

Estilo de vida

O cigarro causa dependência e apresenta substâncias que fazem mal a todo o organismo: pele, coração, estômago e outros órgãos sofrem com o vício.

Estilo de vida

Em suas diversas formas e sabores, os queijos fornecem uma série de nutrientes. Confira 10 variedades dessa iguaria e escolha o seu preferido!