O que fazer com pessoas invejosas na família?

Avalie

Todo mundo já se deparou com alguma situação de inveja. Nem todas as pessoas conseguem viver em harmonia com o sucesso alheio e essa situação chata pode acontecer até mesmo com parentes. Confira 6 dicas que vão te ajudar a lidar com pessoas invejosas na família:

1.  Seja grato pelas coisas que você tem

Gif pessoa agradecendo

Ser o motivo da inveja de alguém não é algo a se vangloriar, porém, se você está sofrendo com invejosos, pense nas coisas que conquistou que despertam esse sentimento em pessoas da sua família e agradeça diariamente.

O agradecimento fará com que você sempre se lembre de tudo que conseguiu por conta própria, e o quanto você é feliz com isso!

2. Aprenda a ignorar

Gif pessoa ignorando

Se a inveja é algo decorrente, aprenda a ignorá-la! Quanto menos tempo você gastar se preocupando com isso e mais com a sua própria vida, mais feliz e realizada você será.

3. Avalie a si mesmo

Gif garota pensando

Será que você não tem feito algo de errado nos últimos tempos? Essa inveja toda é realmente algo que não depende de você? Avalie a si mesmo e entenda se o problema não está em você.

4. Converse com as pessoas invejosas

Gif Simpsons no telefone

“Hey, estou apenas ligando para saber se está tudo ok”

Mesmo que seja com pessoas da família, a inveja provavelmente tem algo maior por trás. Que tal sentar e abrir o jogo com a pessoa? Você se sentirá mais leve e tudo pode se resolver entre vocês.

5. Ofereça ajuda para os outros terem suas próprias conquistas

Gif Jennifer Hudson batendo palmas

Às vezes, o que falta no invejoso é uma nova perspectiva, já que ele não consegue ter sucesso em sua própria vida.

Ofereça ajuda a esta pessoa: ela pode estar precisando de encorajamento. E você pode ter certeza que, quanto mais bem sucedida com si mesma, menos ela se importará em importunar você.

6. Mantenha contato, mas fique na sua

Gif Lula Molusco

“Me acorde quando eu me importar!”

Quando o assunto é família, não podemos simplesmente cortar o contato, já que, por convenções sociais, vocês estarão sempre se encontrando. Mas, se você tentou todas as dicas anteriores e nada disso fez efeito, aprenda a não dar atenção aos invejosos! Você terá mais paz de espírito!

LEIA TAMBÉM

Mais lidas