8 dicas para acabar com os problemas com a sogra

Avalie

A palavra sogra já vem carregada de vários pensamentos negativos, aquela imagem de bruxa má que, muitas vezes , não é verdade. Você pode manter uma relação boa, porém, não tão próxima, ou até ter ressalvas sobre ela, mas o mais importante é manter o respeito com alguém tão importante para seu parceiro(a).

Todo mundo tem ou já teve problemas com a sogra, e por isso te damos algumas dicas para ajudar a manter uma boa relação com ela.

1. Tente entendê-la

Concordando

Você consegue se colocar no lugar dela de vez em quando e ver de onde estão vindo as interferências e julgamentos sobre você? Ela ama a pessoa com quem você está e só quer se certificar de que ela tem alguém que a faça feliz. Tenha em mente que ela continua sendo uma das pessoas mais importantes na vida de seu parceiro e certifique-se que não é o ciúmes de ambas as partes interferindo.

2. Não tente competir com ela

Beyoncé competitiva

Pense como você se sentiria se tivesse que escolher entre seu relacionamento e sua família. Não faz sentido colocar essas coisas na balança, além da família sempre pesar mais, são relações diferentes que devem completar a felicidade de quem você ama e não competir para quem é mais importante. Ambos os lados só tem a perder com essa competição.

3. Mantenha a educação

aplaudindo educadamente

Seja sempre um gentleman ou uma lady com ela. Se ela te alfineta é mais importante ainda manter a cabeça fria e não responder da mesma forma. Mostre que você tem bons modos e maturidade, e mesmo que não haja nenhum conflito, a trate com respeito e educação.

4. Dê atenção

familia almoçando

Também dedique sua atenção a ela, tente conhecê-la melhor e conversar mesmo que sobre coisas triviais. Atos simples ajudam a moldar uma relação saudável, e a conversa pode se desenvolver naturalmente, sem forçar a barra para tentar agradar. Sempre que ela esteja fazendo algo, ofereça ajuda, ela vai gostar de sua prestatividade. E quando possível, também dê um presentinho, porque não?

5. Lembre-se dos limites

sogra dizendo não

É fundamental que o casal mantenha sua intimidade entre eles, sem compartilhar com a sogra que sempre vai ter uma visão externa e parcial da situação. Se você der espaço para ela entrar na relação de vocês, as críticas vão ser inevitáveis e as brigas também. Estabeleça seus limites e respeite os dela.

6. Não deixe o ciúme interferir

fazendo pirraça

Provocações e ciúmes podem vir de ambas as partes e você deve fazer o possível para isso não acontecer. Não tem problema algum em seu companheiro (a) sentir saudade da casa ou da comida da mamãe, por exemplo, isso não quer dizer que ele está cansando de você. Relembre as dicas acima sobre competição e compreensão.

7. Mantenha diálogo em seu relacionamento

Mãe e filho discutindo

Não podemos esquecer da pessoa que fica no meio disso tudo: seu parceiro. Ele ama tanto a mãe como você e, com certeza, quer que vocês se deem bem. Sempre converse com ele e esclareça o que você sente. Ele também faz parte da relação com sua sogra e pode mediar possíveis conflitos entre vocês.

8. Não deixe coisas mal resolvidas com a sogra

luta com a sogra

A dica do diálogo também vale com a sogra. Se houve algum mal entendido, sente, converse e resolva aquilo numa boa, antes que evolua para algo pior e saia do controle. Conflitos acontecem, mas é seguindo em frente que aprendemos com nossos erros e construímos relações melhores.

VEJA TAMBÉM

Mais lidas