Connect with us

O que você está procurando?

Ter boa eficiência na memória é essencial na vida de qualquer um, tanto para os estudos quanto no trabalho. Entenda como esse processo acontece
- FOTO: Shutterstock.com

Memória: entenda sua importância no dia a dia

Ter boa eficiência na memória é essencial na vida de qualquer um, tanto para os estudos quanto no trabalho. Entenda como esse processo acontece

A memória é a capacidade que nossa mente tem de conservar e resgatar fatos e dados do passado. Ter uma boa eficiência no armazenamento de informações é essencial para organizar as tarefas do dia a dia ou para lembrar a data de aniversário de alguém querido, por exemplo. E tem mais: quando seu rendimento cai, diversas complicações podem surgir na vida social, no trabalho e, principalmente, nos estudos.

Tem algo errado na memória

Resumidamente, processos como o apren­dizado, o pensamento e o raciocínio não se­riam possíveis sem a memória – são conceitos que estão totalmente relacionados. Uma boa aprendizagem e um desempenho satisfatório nos estudos se devem a uma boa memorização.

Entenda a importância da memória em nosso dia a dia

FOTO: Shutterstock.com

Uma das principais reclamações dos estudantes é, justamente, sobre a memorização das informações consumidas. Ou melhor, sobre a dificuldade em fazê-la. Quem nunca pegou um livro qualquer, iniciou a leitura e, algumas páginas depois, já não sabia mais do que se tratava o assunto?

Para o neurolinguis­ta Victor Patrick, um dos motivos para esse problema são os maus hábitos que mantemos na hora do estudo. “Devido à maneira que essas informações são recebidas, tratadas e armazenadas em nosso no cérebro, o acesso consciente a esses dados fica comprometido quando mais precisamos”, analisa.

Compreender para aprender

Lembrar da fórmula de algum elemento químico, por exemplo, pode parecer uma mis­são impossível. Porém, memorizar um mundo de fórmulas pode ser uma tarefa mais fácil. E a solução para esse empecilho está dentro de sua própria cabeça, garante o especialista.

Co­nhecendo como se dá esse processo, é possível melhorar – e muito – a capacidade da memória. “Se soubermos como o cérebro aprende, assimila, absorve, organiza e armazena as informações, podemos potencializar este sistema, tornando as informações facilmente acessáveis sempre que quisermos”, aponta Victor.

A boa notícia é que existem algumas técnicas que podem ser extremamente úteis na hora de estudar melhor. Outra boa sugestão é praticar a neuróbica, técnica de ginástica para os neurônios que pode ser aplicada em nosso cotidiano.

 

Confira também!

Concentração e foco: conheça as diferenças

5 exercícios para combater o Alzheimer

Consultorias: Solange Jacob, diretora pedagógica nacional do Supera – ginástica para o cérebro (www.metodosupera.com.br); Victor Patrick, neurolinguista e especialista em neuroaprendizagem.
Texto: Augusto Biason/Colaborador – Entrevistas: Augusto Biason/Colaborador e Victor Santos – Edição: Victor Santos

Advertisement

Entretenimento

A Ritalina, conhecida como "pílula da inteligência" não tem exatamente o mesmo efeito que sua fama. Entenda como o remédio é utilizado pela medicina

Estilo de vida

A tendência caiu no gosto entre todas as idades. Selecionamos 3 mandalas para você soltar a criatividade. É só clicar nas imagens e imprimi-las!

Entretenimento

Não existe apenas um banco de memórias no cérebro. As lembranças estão espalhadas por diferentes regões cerebrais. Confira os tipos de memória

Entretenimento

Alien, E.T. O Extraterrestre, Os Goonies, e O Iluminado são algumas das referências utilizadas pelos produtores de Stranger Things

Entretenimento

Enquanto James Bond continua surpreendendo nas telinhas, na vida real, profissionais de serviços secretos realizam missões de tirar o fôlego!

Entretenimento

Seja pelo carisma ou pelo excesso de maldade, você consegue imaginar um desses filmes sem eles? Relembre quem são os maiores vilões do cinema!

Entretenimento

Cientistas criam um modelo do cérebro ainda mais detalhado. Esse avanço pode contribuir no entendimento de Alzheimer, autismo e esquizofrenia

Estilo de vida

Entenda por que ouvir a voz interior que vem da sua intuição pode ser muito importante no momento de tomar decisões melhores na sua vida