Não está feliz no trabalho? 5 dicas para encontrar o caminho certo

Avalie

É fácil perceber quando o emprego não é mais um lugar que nos traz prazer. Se acordar todos os dias e seguir para o local de trabalho se tornou um ato pesado, quase torturante para você, é sinal de que as coisas não estão muito boas no seu trabalho.

De acordo com um estudo realizado recentemente pela empresa americana Accenture, a maioria das pessoas prefere continuar insatisfeitas em seus cargos atuais do que pedir demissão e tentar uma nova carreira. Cerca de 3,9 mil pessoas foram entrevistadas em 31 países diferentes e 60% dos entrevistados preferem não mudar de emprego. Entre as causa para aturar a insatisfação está o medo de não conseguir um outro trabalho.

mulher-homem, trabalho

Foto: Thinkstock/ Divulgação Getty Images

De fato, colocar um emprego em risco não é uma decisão fácil, mas passar os dias infeliz por não estar em um emprego que te agrada também não é fácil. Pensando em como resolver essa situação, levantamos cinco dicas que podem ajudar você a encontrar o caminho certo para um trabalho feliz.

1. Avalie a situação

Você precisa saber o que está te desagradando: o ambiente de trabalho? Algum colega? Seu patrão? Sua função? A primeira coisa é encontrar a raiz do problema.

 

2. Tente a conversa

Se a sua desmotivação vem de algum problema dentro da empresa, tente conversar com seus superiores. Você acha que seu salário está desvalorizado ou que não tem sido reconhecida por seu trabalho? Fale com seus superiores e mostre seus argumentos. Às vezes com uma boa conversa você já resolve os problemas.

 

3. Considere a mudança

Se a insatisfação é muito grande, não espere “colocar panos quentes” na situação e busque alternativas para uma mudança. Você não precisa jogar tudo para o alto, mas procure outras possibilidades de trabalho que talvez possam te satisfazer mais do que seu atual emprego.

 

4.Busque novas possibilidades

Se você está insatisfeita com sua carreira, mas não sabe direitoo que gostaria de fazer, busque cursos e atividades que possam te direcionar para novas possibilidades. Algumas atividades como cursos de idiomas podem até te ajudar a aumentar sua qualificação profissional.

 

5. Converse com outros profissionais

Troque experiências com quem já passou pela mesma situação. Pessoas que já mudaram de emprego ou que resolveram ficar onde já estavam podem servir como inspiração para você, além de mostrarem os prós e contras de cada decisão. Se possível, procure também especialistas como psicólogos que podem ajudar ainda mais na avaliação da sua situação.

LEIA TAMBÉM

Mais lidas