Connect with us

O que você está procurando?

A criatividade não se resume apenas a ter ideias diferentes. É necessário que, ao pensar fora da caixa, suas ideias combinem entre si
- dea concept, lamp head businessman

Criatividade: entenda o que é “pensar fora da caixa”

A criatividade não se resume apenas a ter ideias diferentes. É necessário que, ao pensar fora da caixa, suas ideias combinem entre si

Aquela conhecida história de “pensar fora da caixa” nunca deixou de ser autêntica. A civilização humana está em constante evolução, e só se evolui quando ideias novas surgem – principalmente se elas puderem ser adaptadas com a criatividade na vida do indivíduo.

“O importante é sempre pensar diferente dentro da realidade. Muitas pessoas acham que ‘pensar diferente’ é ser excêntrico. Pelo contrário, quando você começa a enxergar a realidade do dia a dia de forma simples, você passa a transmitir essa clareza em suas criações, e o seu pensamento fica mais ordenado”, afirma o professor de neurociência em pedagogia João Rilton Franco Correia.

pensar com criatividade

FOTO: iStock.com/Getty Images

As definições podem confundir, mas pensar diferente nem sempre significa ser criativo. “Todo criativo pensa diferente, mas nem todo aquele que pensa diferente é criativo”, ressalta Ana Flávia Farias, proprietária de uma agência de publicidade.

A profissional destaca que a criatividade é um processo que envolve ideias que combinam entre si e, para que algo seja criativo, precisa vir de uma associação de elementos que façam sentido. Ou seja, de nada adianta ter pensamentos superdiferentes mas que não fazem sentido. “Alguns especialistas até sugerem que o nome seja combinatividade, pois, basicamente, é uma técnica que pode ser aprimorada diariamente, de modo que você crie algo novo a partir do seu repertório”, afirma Ana Flávia.

Correia destaca que, para ser considerado um pensamento criativo, o que é tido como diferente deve ser inusitado. “Criatividade é a capacidade de causar surpresa ao cérebro”, frisa. Isto é, não basta expressar uma ideia diferente se ela não for exposta de uma forma inusitada, que surpreenda quem vai recebê-la.

 

Leia também

Criatividade: estimule a sua seguindo 7 dicas

Criatividade: saiba como desenvolvê-la no trabalho

 

Texto e entrevistas: Natália Negretti – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Consultoria: Ana Flávia Farias, proprietária da empresa Laço Criativo; João Rilton Franco Correia, coordenador e professor de neurociências em pedagogia no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores, em Campinas (SP).

Advertisement

Estilo de vida

Não deixe os sintomas do estresse se acumularem. Veja quais são os tratamentos disponíveis mais indicados para combater esse transtorno.

Estilo de vida

Conheças os efeitos que o estresse pode causar no corpo e aprenda a identificar os sinais de que o organismo não está nada bem.

Estilo de vida

O pilates é um exercícios que traz benefícios ao corpo e pode ser feito por qualquer pessoa, inclusive grávidas. Mas é bom ter acompanhamento profissional.

Estilo de vida

Algumas terapias, como a cognitiva, são capazes de fornecer ferramentas para os pacientes combater problemas emocionais, como a ansiedade.

Estilo de vida

Os chás são opções naturais e saborosas para afastar a dor de cabeça. Quando consumidos com a orientação certa, pode aliviar o incômodo.

Estilo de vida

A maçã é uma fruta muito consumida pelos brasileiros e, além de saborosa, apresenta benefícios à saúde: protege o coração e turbina o cérebro.

Estilo de vida

Muitas vezes, as pessoas acabam se esquecendo de coisas no dia a dia. Mas, afinal, quando a perda de memória é grave ou sinal de doenças?

Estilo de vida

O colesterol, quando não está estabilizado, pode comprometer a saúde do coração. Por isso, consumir alimentos que ajudam a normalizá-lo é essencial.