Saiba como enganar a fome ingerindo os alimentos certos

Avalie

Quer aprender a enganar a fome? Confira alguns alimentos que podem te ajudar, e ainda, um cardápio de dieta ideal para quem não quer sentir fome ao longo do dia:

Alga Kombu: deixe de molho em água até hidratar e, em seguida, utilize no preparo de arroz, sopas, cozidos, refogados.

Alga Nori: pode ser consumida esfarelada ou cortada em pequenas tiras, misturadas ou polvilhadas por cima da comida (1/2 folha por refeição, no almoço e no jantar).

Água: ideal para enganar o estômago.

conheca-os-tipos-de-fome

Foto: Shutterstock

Outras dicas importantes para enganar a fome

* Consuma, em média 2 litros por dia, mas essa quantidade pode variar de acordo com o sexo, idade, peso e pratica de atividade física.

* Quando a água é consumida junto com fibras solúveis (frutas e aveia), elas incham como uma esponja e dão sensação de saciedade.

* A água também pode “enganar” temporariamente o estômago com sua presença, mas, como ela não sofre digestão e absorção, essa sensação passa rapidamente e a fome reaparece.

* Por isso, após os pequenos lanches que contenham uma fruta com aveia, consuma 1 copo de água. Trinta minutos antes das grandes refeições (almoço e jantar) tome um copo de água poderá ajudar a controlar o apetite.

banana com granola para controlar o apetite

Foto: iStock

Cardápio para não sentir fome ao longo do dia

Café da manhã

1 copo de vitamina (200ml de leite desnatado, 1 banana-prata média, 1 colher (sopa) de aveia em flocos finos e 1 colher (sopa) de farinha de linhaça dourada * 1 fatia de torrada de pão de forma integral com 1 ponta de faca de queijo

Lanche da manhã

2 castanhas-do-pará * 1 copo (300ml) de  limonada suíça sem açúcar. Beba 200ml de água logo em seguida.

Almoço

(beba 200ml de água 30 minutos antes) 1 prato (sobremesa) de salada crua (alface, rúcula, agrião, tomate, chicória) * 4 colheres (sopa) de salada de feijão-branco com cebola, tomate, pimentão e salsinha  temperado com azeite extravirgem e 1 colher (sobremesa rasa) de gergelim * 1 pedaço de peito de frango grelhado * 3 colheres (sopa) de brócolis, berinjela e abobrinha * 1 taça de gelatina feita com agar-agar (encontrada em loja de produtos naturais)

Lanche da tarde

1 pote de iogurte natural desnatado com 1 colher (sobremesa cheia) de aveia em flocos finos e 4 amêndoas picadas. Beba 200ml de água logo em seguida.

Jantar

(beba 200ml de água 30 minutos antes) 1 prato de sopa de grão-de-bico * 1 taça de gelatina feita com agar-agar

Sopa de Grão de Bico

FOTO: Alto Astral

Receita da sopa de grão-de-bico

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de grão-de-bico
  • 4 xícaras (chá) de água mineral
  • 1 colher (sopa) de óleo (de preferência, de gergelim)
  • 1 dente de alho picado
  • 2 colheres (sopa) de cebolinha
  • 1/2  xícara (chá) de cenoura em cubinhos
  • 1/2  xícara (chá) de vagem picada
  • 1/2  xícara (chá) de alho-poró picado
  • 1/4 de xícara (chá) de salsa picada finamente
  • 2 colheres (sopa) de missô (pasta de soja fermentada encontrada em alguns supermercados e lojas de produtos naturais)

Preparo: leve o gergelim para tostar em uma frigideira aberta por 3 minutos ou até começar a estalar. Desligue e separe. Cozinhe o grão-de-bico em panela de pressão na água por 30 minutos. Deixe a panela perder a pressão naturalmente. Em outra panela, coloque o óleo com o alho e a cebolinha e refogue por 2 minutos. Acrescente a cenoura, a vagem e o alho-poró. Acrescente o grão-de-bico cozido com seu próprio caldo e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Dissolva o missô separadamente em um pouco do caldo quente da sopa. Desligue, acrescente a salsa, o missô (adicione antes de consumir) dissolvido e sirva polvilhado com 1 colher (sobremesa) de gergelim e 1 colher (sobremesa) de farinha de linhaça dourada.

Ceia

1 maçã média com a casca picada com 1 colher (sobremesa) de aveia em flocos finos. Beba 200ml de água logo em seguida.

LEIA TAMBÉM

Texto: Roseane Santos | Consultoria: Renata Parra, nutricionista

Mais lidas