Águas aromatizadas: 3 receitas para fazer em casa e desinchar

Avalie

Ao começar uma dieta, a primeira recomendação dos nutricionistas é consumir no mínimo dois litros de água por dia. “A água é nossa maior aliada quando se trata de detoxificação”, ressalta a nutricionista Camila Pinheiro, do Essência Nutrir – Espaço de Nutrição Consciente, no Rio de Janeiro. É por meio de uma boa hidratação que o organismo se livra da maioria das impurezas e consegue realizar o detox, além de regular a temperatura corporal, transportar vitaminas e sais minerais, e diminuir a sensação de fome. Para facilitar o ato de beber água e deixar a experiência com mais sabor, acrescentar frutas, ervas, legumes e especiarias é a opção para conseguir uma bebida emagrecedora.

3 receitas de águas aromatizadas para fazer em casa e desinchar

FOTO: Shutterstock Images

DETONA CALORIAS E O INCHAÇO

Além de agradar ao paladar, as águas saborizadas oferecem parte dos nutrientes dos alimentos usados para a infusão, como as propriedades antioxidantes e termogênicas, que aceleram a queima de gordurinhas. “Normalmente inserimos o gengibre, que é um termogênico leve e, ao ser adicionado à água, pode auxiliar no processo de emagrecimento”, ressalta a nutricionista esportiva Bruna Quaglio. Além disso, as águas aromatizadas conseguem reduzir o inchaço e ajudar quem sofre com retenção de líquidos. Mas, segundo a profissional, é muito importante aliar as águas a uma dieta equilibrada e à prática de exercícios físicos.

3 receitas de águas aromatizadas para fazer em casa e desinchar

FOTO: Shutterstock Images

PREPARE A SUA ÁGUA AROMATIZADA

Separe frutas picadas ou em fatias – laranja, morango, frutas vermelhas ou limão, por exemplo – ervas, legumes e verduras para fazer a sua mistura. O ideal é abusar da criatividade e combinar alimentos variados. Depois, basta adicioná-los à água e deixar descansar por até três horas na geladeira ou em temperatura ambiente, em um recipiente fechado. “As águas aromatizadas são parceiras ideais das dietas emagrecedoras e de estilos de vida mais saudáveis”, declara a chef Letícia Vilardo, coautora do livro Alimentos Funcionais, da Editora Pandorga (Selo Vital). A seguir, ela ensina receitas de águas saborizadas para acabar com a barriga!

3 receitas de águas aromatizadas para fazer em casa e desinchar

FOTO: Shutterstock Images

Água de pitaya com morango

  • 1 litro de água filtrada
  • 5 morangos médios
  • Polpa de 1/2 pitaya (preferencialmente vermelha)

Água de limão com tangerina e canela

  • 1 litro de água filtrada
  • 1 tangerina cortada em fatias
  • 1/2 limão em fatias
  • 2 pauzinhos de canela

Água de pepino com gengibre

  • 1 litro de água filtrada
  • 1 pepino pequeno em rodelas
  • 6 folhas de salsa ou 1 pedaço de 3cm de gengibre fresco picadinho

LEIA TAMBÉM

Consultoria: Bruna Quaglio, nutricionista especialista em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela Universidade de São Paulo (USP), brunaquaglio.com; Camila Pinheiro, nutricionista do Essência Nutrir – Espaço de Nutrição Consciente, no Rio de Janeiro, www.essencianutrir.com; Letícia Vilardo, chef e coautora do livro Alimentos Funcionais, da Editora Pandorga (Selo Vital).

 

Mais lidas