Regra do Jogo: entenda o problema de Cesar e saiba como evitar

Avalie
regra-do-jogo-entenda-o-problema-de-cesar2

Reprodução/TV Globo

Em a Regra do Jogo, novela da Rede Globo, o personagem Cesar (Carmo Dalla Vecchia) demonstrou ter vários problemas perturbadores e um passado misterioso. Cesar sofre de estresse emocional, que é um grande inimigo do nosso sistema nervoso. O psicólogo Alexandre Bez explica alguns fatores psicológicos que levam o personagem a ter esse comportamento.

Em uma das cenas da novela, Cesar aparece na casa de Domingas, sem saber quem era e o que estava fazendo lá. Eles começam um romance, mas ele pede para que nenhuma pergunta seja feita. “Seu sintoma de esquecimento, na psiquiatria e psicologia, recebe a conotação de amnésia dissociativa, que tem a finalidade principal de proteger a integridade psicológica daquela pessoa que passou por um evento traumático significante. Dependendo da gravidade, a pessoa cria uma nova identidade, assim, se afasta da ligação com a origem de seu problema”, comenta o psicólogo.

 

regra-do-jogo-entenda-o-problema-de-cesar3

Reprodução/TV Globo

Cesar já teve seu passado desvendado: ele passou por um momento muito traumático ao perder os filhos em um trágico acidente de carro. Foi por isso que o personagem desenvolveu a amnésia. “Um trauma ou stress contínuo e profundo pode desencadear muitos sintomas psicológicos. Transtorno de ansiedade, estresse pós-traumático”, explica Alexandre.

Veja mais: Os signos em A Regra do Jogo

Veja mais: Veja a evolução do gato Carmo Dalla Vecchia

Veja mais: Como cada signo é quando está estressado

O personagem de Cesar ainda não conseguiu identificar o problema, mas na vida real, o principal tratamento é a base de terapias. “Uma vez que não há comprometimento com regiões cerebrais que provocam outras amnésias como danos ou lesões cerebrais, tratando o estado psicológico e reduzindo o stress, a amnésia desaparece, pois é um sintoma e não a causa”, finaliza o psicólogo.

 

Mais lidas