Manual de etiqueta para viagens

Avalie

Quem não gosta de viajar? Visitar lugares paradisíacos, degustar comidas típicas, conhecer a história do local desconhecido… o passeio será mais agradável quanto mais afinado você estiver com as regras de etiqueta que facilitam a comunicação e o respeito entre pessoas de culturas diferentes.

Desde o motorista do ônibus, o garçom do restaurante, o atendente do hotel, aquele que está à sua frente na fila do museu e o outro que se senta ao seu lado no avião. Toda viagem é feita de relações pessoais constantes.

Manual de etiqueta para viagens

Foto: Thinkstock

Para melhorar essas relações, a consultora de etiqueta do Senac Minas e autora do blog Elegante Sempre Janaina Depiné dá dicas de comportamento em viagens. Desde as viagens de avião até os trajetos feitos de ônibus.
“A etiqueta é a ética do dia a dia, das pequenas atitudes. É se preocupar e pensar no bem estar do outro. É não ter uma visão egocêntrica do mundo”, afirma Janaina.
NO AVIÃO

– Roupas
Avião não é lugar para andar com saltos altíssimos, mas também não é o caso de ir de chinelos ou rasteirinhas. Opte por uma sapatilha, um slipper, um sapato de salto baixo ou mesmo um sneaker. Fique de olho nas meias: muitos calçados não passam no aparelho de raio-x e se você tiver que tirá-los é bom não fazer feio.

Evite roupas muito curtas ou apertadas para não se sentir desconfortável. Lembre-se que no avião a temperatura é sempre mais baixa e você não quer congelar, certo? Evite cintos, principalmente aqueles com fivela de metal. Além de machucar , eles costumam não passar no detector de metais.

– Bagagens
Coloque tudo no espaço certo. No avião ou ônibus deixe as malas no bagageiro interno ou sob seus pés. Já no saguão, coloque no chão ou no carrinho de bagagens perto de você.

– Comida
Muito cuidado com comidas no avião. Evite levar comida de casa. Geralmente a companhia oferece petiscos leves em voos curtos. Já os longos e internacionais têm refeição completa. Cuide do lixo gerado e use os sacos que os comissários disponibilizam nos corredores.

– Crianças
Os pequenos costumam ficar agitados quando estão viajando. Por isso tente distraí-los levando jogos, gibis, livros e papéis para desenhar ou colorir. Fique de olho para que eles não chutem a poltrona da frente e nem façam muito barulho.

ÔNIBUS

– Entrada
Ao entrar pela porta da frente cumprimente o motorista. Evite ficar parado no corredor para não atrapalhar o fluxo das pessoas. Se estiver com mochila, bolsa ou sacolas de mão, tome cuidado para não bater nas outras pessoas. Coloque a bagagem rapidamente no compartimento de cima da poltrona ou embaixo dela.

– Celular
Seja breve e evite ficar conversando alto. Se a pessoa do outro lado da linha não conseguir te ouvir direito, retorne a ligação quando chegar ao seu destino ou envie um SMS. Se quiser ouvir música use o fone em volume reduzido.

– Banco
Quando há encosto para os braços lembre-se que ele pertence aos dois passageiros. Não invada o espaço alheio. No caso de poltronas que permitem reclinar avise ao passageiro de trás que você irá baixar a poltrona para, dessa maneira, não correr o risco de acertar o joelho dele.

– Comida
Evite comer dentro do ônibus para não deixar cheiro. Prefira se alimentar nas paradas ou então belisque alimentos leves como frutas ou barras de cereais. Jamais jogue lixo no chão.

Mais lidas