Como amenizar os sintomas da TPM

Avalie

Sem dúvidas muitas mulheres sofrem no período que antecede a menstruação e não é nada agradável conviver com os sintomas todos os meses. A Tensão Pré Menstrual, conhecida como TPM, é causada pela oscilação de hormônios no corpo, os responsáveis pela menstruação.

Como amenizar os sintomas da TPM

Foto: Shutterstock/Images

O que é a TPM?

Segundo a ginecologista Janaína Harfush, a TPM se caracteriza pela presença de alguns sintomas, como irritabilidade, dores de cabeça, dor nas mamas e um choro aparentemente sem motivo. As cólicas também podem aparecer, mas nem sempre têm ligação com esse período. ” Essas cólicas devem ser bem avaliadas para afastar a existência de outra patologia: endometriose, cisto no ovário, polipo endometrial entre outras”, alerta Janaína.

Como minimizar a TPM

Se afastar das temidas dores e oscilações de humor não é só um desejo de todas as mulheres como também dos homens, que também costumam sofrer nesse período, afinal, fica difícil conviver com as mulheres.

A psicóloga Marina Vasconcellos afirma que, além da alteração hormonal, a TPM também tem muita ligação com o emocional feminino. “Quando a mulher está bem, tende a minimizar e muito os sintomas, chegando quase a não tê-los em determinados períodos”, completa ela.

Muitas mulheres não sabem que apenas algumas mudanças de hábitos são capazes de diminuir- e muito- o desconforto e trazer um alívio para esses dias.

Praticar exercícios físicos regularmente, além de ajudar em diversas áreas, também é um fator que diminui os sintomas da Tensão Pré Menstrual, como afirma a ginecologista. “A prática de exercícios físicos ajuda na produção de serotonina, que é um dos principais coadjuvantes nesse processo.”

A mudança dos hábitos alimentares também é importante para que os sintomas da TPM não sejam tão incômodos. Ter uma alimentação rica em frutas e verduras ajuda nesse período.

Mas isso não basta, pois é preciso que a mulher diminua o consumo de bebidas como refrigerantes e café, além de comer menos gordura. O chocolate também pode parecer um aliado feminino dessa época do mês, mas deve ser consumido com cautela, afinal ele contém alta quantidade de gorduras e cafeína.

Caso os sintomas persistam, procure seu ginecologista, que poderá passar um tratamento adequado para o seu caso. ” Em alguns casos são necessários o uso de antidepressivos, ansiolíticos ou até mesmo a suspensão da menstruação. Para isso,  é importante consultar o ginecologista.” ressalta Janaína Harfush

Consultoria:

Janaína Harfush, membro Titular da Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia. Diretora Médica da Clínica Idem / Cons. de Ginecologia e Obstetrician Vera L. G. Harfush.

Marina Vasconcellos (Psicóloga pela PUC–SP, Especialização em Psicodrama Terapêutico pelo Instituto Sedes Sapientiae, Psicodramatista Didata pela Federação Brasileira de Psicodrama (FEBRAP) e Terapeuta Familiar e de Casal pela UNIFESP)

 

 

Tags:

Mais lidas