Connect with us

O que você está procurando?

Se o gosto amargo do chá verde não lhe agrada ou se você tem a curiosidade de experimentar outros chás, veja outros tipo benéficos para a saúde!
- FOTO: Istock.com/GettyImages

Chá verde, chá branco, chá preto… Qual o melhor para você!

Se o gosto amargo do chá verde não lhe agrada ou se você tem a curiosidade de experimentar outros chás, veja outros tipo benéficos para a saúde!

O nome científico da planta a partir do qual é feito o chá verde é Camellia sinensis. O que muita gente não sabe é que, a partir dela, outros chás, com sabores e propriedades ligeiramente diferentes, podem ser preparados. Se o gosto amargo do chá verde não lhe agrada ou se você tem a curiosidade de experimentar as outras versões, por que não tentar?

 

cha-cores-beneficios-saude

FOTO: Istock.com/GettyImages

 

Saiba mais!

As vantagens do hibisco

Verde, preto ou branco: qual bebida emagrece mais?

Erva mate protege o cérebro

 

Chá verde

Tem sabor forte por não ser fermentado: as folhas são cozidas logo após a colheita, antes de passarem pelos processos de secagem e queima.

Chá branco

Nesse caso, as folhas são colhidas logo no início, quando ainda apresentam uma penugem esbranquiçada, o que motivou o nome. Assim, a proporção de catequinas e polifenois presentes é maior. As folhas também são secadas naturalmente e minimamente fermentadas, o que garante um sabor e aroma bastante suaves. “Nos chás brancos, há mais concentração de substâncias medicamentosas”, esclarece o médico homeopata Luiz Carlos Leme Franco.

Chá amarelo

É uma variação que passa por uma fermentação mais lenta que a do chá branco, tendo assim aroma e sabor quase adocicados. Estudo publicado na revista norte-americana Phytotherapy Research mostrou uma quantidade bem maior de ácido gálico nessa versão, o que protege o fígado de toxinas nocivas.

cha-cores-beneficios-saude

FOTO: Istock.com/GettyImages

Chá vermelho

Nele, o processo de fermentação já dura um tempo maior, o que provoca um sabor forte, mas não amargo. A concentração de cafeína é maior do que no chá verde, o que o torna mais estimulante – e, eventualmente, um inimigo do sono (não beba esse chá depois das 18h se você sofre com insônia).

Chá preto

De todos, é o mais processado e fermentado, o que altera bastante sua composição: “Pela fermentação e tempo no forno, as folhas perdem parte dos princípios ativos (polifenois, tanino, teobromina, catequinas e cafeína) e dos nutrientes (betacaroteno, ácido fólico, magnésio, potássio e vitaminas B1, B2, B6 e C)”, finaliza escreve Luiz Carlos.

 

 

Texto: Marcelo Ricciardi/Colaborador

Consultoria Luiz Carlos Leme Franco, médico homeopata

Advertisement

Estilo de vida

A aspirina já é um medicamento conhecido por muitas pessoas, mas uma nova pesquisa sugere que ela seja capaz de prevenir infarto e outras doenças

Estilo de vida

Método terapêutico usa choques para estimular a atividade cerebral - um dos mais eficazes contra a depressão. Conheça a eletroconvulsoterapia

Estilo de vida

Ter um acompanhamento especializado é fundamental para reverter o quadro de depressão. A psicoterapia auxilia o paciente a desvendar a origem dos problemas.

Estilo de vida

De acordo com uma pesquisa, a saúde pode estar em risco se você passar muito tempo sozinho ou isolado. Solidão demais faz mal, sim!

Estilo de vida

Além de saber escolher os alimentos, é importante higienizá-los corretamente. Confira como é a limpeza ideal de frutas, legumes e verduras!

Estilo de vida

A tatuagem é uma forma de expressão de arte no próprio corpo e um estudo revelou que ela pode favorecer o sistema imunológico e afastar doenças.

Estilo de vida

O cérebro, assim com o resto do corpo, precisa de uma dieta equilibrada para que se mantenha seu bom funcionamento. Veja mais sobre o tema

Estilo de vida

Você gosta de comer pão, coxinha e macarrão? Recentemente, os cientistas descobriram o por quê de os carboidratos serem tão irresistíveis para todos nós