Tudo sobre depilação

Tudo sobre depilação

Foto: Thinkstock/Getty Images

Neste clima quente de verão, os cuidados com a depilação devem ser redobrados. Qualquer método utilizado deve ser feito com atenção e com tratamentos adequados para a pele não acabar danificada. Confira algumas dicas e deixe sua pele bonita e saudável:

Tipos de depilação

As depilações mais utilizadas pelas mulheres são: cera (quente ou fria), laser, creme depilatório ou lâmina. Para a dermatologista Irene Dantas, da clínica Dicorp, quem tem pele sensível deve optar pela depilação mais duradoura: “Acredito que a depilação a laser, pelo fato de ser mais duradoura e não apresentar substâncias irritantes é a melhor para peles sensíveis. Não agride a pele e não causa irritação ou flacidez”.

Cuidados necessários

Depois de depilar, é importante cuidar bem da pele para que ela fique macia e saudável. “O uso de um creme calmante e não se expor ao sol nos dias seguintes à depilação é uma boa opção”, afirma Irene. Caso a depilação seja feita em salão, a dermatologista Dra. Márcia Pontes aponta: “É necessário prestar atenção se o profissional que fez a depilação retirou todo o produto e aplicou protetor solar nos locais que foram depilados, principalmente nas partes expostas como braços, pernas e rosto”.

Depilação em salões

Quem faz depilação fora de casa deve tomar cuidado com alguns estabelecimentos. É recomendável verificar se o local que oferece os serviços usa material descartável. Dra. Márcia explica: “Todo o cuidado deve ser tomado ao usar ceras que são mantidas aquecidas em recipientes ligados na eletricidade: apesar das profissionais alegarem que o material fica esterilizado, isso não é verdade, principalmente se a espátula não for descartável. As espátulas reutilizadas (principalmente de madeira) podem conter germes, bactérias e fungos que podem provocar contaminações, alergias e outros problemas na pele”.

Dicas

A dermatologista dá algumas dicas sobre os tipos de depilação usados em salões:

Cera quente: só deve ser usada numa temperatura dosada corretamente, pois pode provocar queimaduras sérias principalmente se aplicada no rosto (buço, queixo, sobrancelhas). De preferência, todo o material deve ser depositado em pequenos recipientes e a sobra deve ser desprezada.

Material Descartável: Os papeis usados para depilação devem ser descartáveis e a cera já deve vir aplicada sobre o celofane individualmente.Espátulas e outros materiais usados para aplicação da cera também devem ser descartáveis.

Roll-on: Existe no mercado um método de depilação roll-on. Não é aconselhável o uso desse tipo de aplicação, pois os germes vão sendo depositados nas pontas do material aplicado, passando do rosto para a virilha, para as pernas e depois para o rosto. Pode ser alvo de transmissão de doenças.

Consultoria:

Dra. Márcia Pontes – dermatologista do Rio de Janeiro
http://www.marciapontesfajardo.com.br –  Tel: (21) 2611 – 3861
Membro das Sociedades: International Society of Dermatology e Sociedade Brasileira de Laser

Irene Dantas, dermatologista da clínica Dicorp – http://www.dicorp.com.br/

 

 

Mais lidas