Toxina butolínica: 8 respostas para você entender mais sobre botox

É cada vez mais comum o uso da toxina botulínica associado às técnicas de preenchimento facial para rugas estáticas, reposição de volume e para amenizar a aparência das rugas dinâmicas. Com isso, surgem muitas dúvidas sobre o que é verdade e o que é mito quando o assunto é botox. A dermatologista Bertha Tamura esclarece as principais dúvidas, confira!

aplicacao-botox

FOTO: Divulgação

1. Qual é a diferença entre as rugas estáticas e dinâmicas?

Ruga dinâmica é aquela que aparece na face quando contraímos os músculos para a expressão do rosto. Por exemplo, quando ficamos bravos, contraímos os músculos da região entre as sobrancelhas, ou os pés de galinha, quando sorrimos. As estáticas são as que aparecem no rosto quando estamos em repouso, sem contrair nenhum músculo.”

2. Por que o rosto perde volume ao longo dos anos?

“O ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo organismo. Ele está presente na pele humana e tem a função de reter água e deixar a pele mais hidratada e volumosa. Com o passar dos anos e o envelhecimento cutâneo, o ácido hialurônico natural se degrada e, por outro lado, o organismo humano diminui sua capacidade de repor esta substância.”

3. Os efeitos da toxina botulínica são imediatos?

“Não. Os primeiros efeitos poderão ser observados de 48 a 72 horas após o procedimento e em aproximadamente duas semanas ele age de forma completa. A duração total do efeito é de quatro a seis meses, dependendo da resposta individual do paciente, da técnica de aplicação e da dosagem usada.”

4. O procedimento é realizado em todo tipo de clínica?

“Não. Este é um procedimento médico que requer conhecimento, técnica e habilidade por parte do especialista. O paciente deve procurar um médico experiente e capacitado na técnica de aplicação. Isso garante o uso de produtos seguros, além de melhores resultados, que sejam duradouros e satisfatórios para o paciente.”

 VEJA MAIS NOTÍCIAS SOBRE SAÚDE AQUI!

5. Qual é o intervalo recomendado entre cada aplicação?

Os efeitos do tratamento com a Toxina Botulínica Tipo A duram aproximadamente de quatro a seis meses. Após este período, o médico pode recomendar uma nova aplicação e a continuidade do tratamento. Ou então, o próprio paciente procura o médico antes do prazo e solicita uma nova aplicação. Se for possível, ela pode ser antecipada.”

6. A aplicação é dolorida?

“Não. A aplicação é praticamente indolor! Normalmente é realizada por meio de agulhas bem finas, tipo as de insulina. Para pacientes mais sensíveis, pode ser utilizado um anestésico tópico local.”

 

aplicacao-de-botox-no-rosto

FOTO: Divulgação 

7. Existe toxina botulínica em creme?

Não existe nenhum creme que apresente toxina botulínica tipo A em sua formulação. Os cremes atuam superficialmente sob a pele, melhorando sua hidratação e atenuando aquelas rugas bem fininhas.”

8. Qual a idade mínima para fazer esse tipo de tratamento pela primeira vez?

Não existe uma idade mínima para o início. O mais importante é ter a indicação apropriada para o tratamento.”

 

LEIA TAMBÉM

 

Consultoria: Bertha Tamura, dermatologista

Texto: Giovana Sanches – Edição: Loyce Policastro/Colaboradora

Design: Isadora de Andrade/Colaboradora

Mais lidas