Tipos de unhas postiças

As unhas postiças podem ser muito práticas! Quem tem mania de roer as unhas ou não consegue mantê-las compridas por muito tempo pode aderir a essa técnica. Hoje em dia existem inúmeros tipos de unhas postiças, cada uma com um efeito diferente: em gel, de caviar, autocolantes… É só escolher a que combina com seu estilo. Alessandra e Deborah Busko, autoras do blog Esmaltaria, dão dicas essenciais para quem quer conhecer essas novidades:

Tipos de unhas

Gel

Alessandra afirma que as unhas de gel também são uma boa alternativa para quem quer inovar: “Elas são feitas com um gel que é aplicado diretamente sobre a unha natural, moldando uma ponta mais longa. A secagem do gel é feita através de uma cabine de luz UV. O procedimento de aplicação das unhas em gel leva cerca de uma hora e meia e elas duram por pelo menos 15 dias”, conta.

Autocolantes

Deborah revela as novidades do mercado que prometem fazer muito sucesso: entre elas estão as unhas postiças autocolantes, que dispensam o uso de cola na aplicação. “Elas já vêm pintadas, algumas até decoradas e, para colar, é só remover a película protetora do adesivo e pressionar as unhas postiças contra as unhas naturais por alguns segundos”, conta. A blogueira confirma que se forem aplicadas corretamente, podem durar até uma semana. “O principal cuidado é evitar ao máximo o contato com água e o manuseio das mãos para não prejudicar a aderência do adesivo. Para removê-las, basta puxar delicadamente pela lateral”, completa.

 

Unhas postiças coloridas

Foto: Thinkstock/Getty Images

Fibras de vidro

As unhas de fibra de vidro são pouco conhecidas, mas também criam um efeito diferenciado.  “Elas são feitas a partir de tiras de fibra sintética, que são coladas uma a uma com uma dupla camada de um gel específico. Para finalizar o processo, a secagem das unhas é feita com uma luz ultra-violeta”, revela Deborah. O processo de aplicação demora mais, mas sua durabilidade é bem maior em comparação aos outros tipos: “Em média, o tempo de aplicação das unhas de fibra de vidro é de duas horas. O formato, comprimento e a cor das unhas ficam a critério de cada cliente. Esse tipo de unha geralmente dura de 30 a 60 dias”, conclui.

 

Produto para unhas de porcelana

Foto: Divulgação/Fingrs

Unhas de porcelana

As unhas de porcelana são aplicadas desde a raiz até as pontas. Elas deixam as unhas com o aspecto bem natural, sem danificá-las. É preciso ser cuidadosa para aplicar essa técnica, pois se a camada for muito grossa, elas ficam muito evidentes. A unha de porcelana é refeita a cada duas semanas, mas com a manutenção certa pode durar muito mais.

Como fazer: Use uma lixa para retirar a oleosidade da unha. Misture o pó de porcelana com um líquido chamado monômero. Ao entrar em contato com os raios UV, essa mistura faz a porcelana endurecer. É possível pintar as unhas com qualquer tipo de esmalte, sem problemas.

Francesinha postiça

Essa técnica é aplicada somente na ponta das unhas para criar o clássico efeito da francesinha. A marca Fing’rs vende diversos modelos, com uma curvatura e coloração parecida com as unhas naturais. Ela deve ser aplicada somente na pontinha, deixando o restante da unha natural livre para usar as técnicas de gel, porcelana, entre outras.

Cuidados necessários

As unhas postiças são fáceis de aplicar, no entanto é preciso tomar alguns cuidados para deixá-las firmes e bem coladas.  “Quando mal colocadas, as unhas postiças podem ser um veículo para micoses e outros problemas de saúde. Por isso, os cuidados devem começar na aplicação. É preciso ter atenção durante a aplicação para evitar que bolhas de ar se formem entre a unha natural e a postiça, já que esses pequenos espaços acumulam água e favorecem a proliferação de fungos e bactérias”, explica Deborah.

 

Aplicando base na unha

Foto: Thinkstock/Getty Images

Durabilidade

A dica da blogueira para que as unhas durem mais tempo é evitar o contato direto com alguns tipos de substância: “Normalmente, as unhas postiças duram de 15 a 20 dias, mas o contato com substâncias químicas e produtos de limpeza pode influenciar na durabilidade e fazer com que a cola se solte logo nos primeiros dias. Então, outra dica é usar luvas se precisar encarar a faxina”, complementa Deborah.

Na moda: unha caviar

Postiças ou não, a moda agora são as unhas de caviar. Que tal apostar nessa tendência? Segundo Alessandra, elas são bem fáceis de aplicar e podem ser usadas de várias formas: “Usando as bolinhas você pode brincar com a combinação de cores e fundos. Quem não tem medo de ousar pode apostar em todas as unhas com textura, já as mais discretas podem usar apenas uma unha com caviar”. Ela também revela como fugir do tradicional: “Além do modelo tradicional das unhas cheias de bolinhas, outra opção é usar o material para criar desenhos. A aplicação leva mais tempo e exige um pouco mais de paciência e habilidade, mas vale a pena para ter um resultado diferenciado”, completa.

 

Unha filha única de caviar

Foto: Gisele Tesser/Colaboradora. Designer de unhas: Tatiana Vieira

Como usar: Não tem segredo! É possível fazer em casa sem a ajuda de uma manicure: “As unhas devem ser preparadas normalmente e esmaltadas com a cor que servirá de base. O passo seguinte é aplicar uma camada de base incolor nas unhas e mergulhar dedo por dedo no recipiente com o caviar. É importante pressionar as bolinhas para garantir que elas grudem no esmalte”, explica Alessandra.

 

Consultoria: Alessandra Busko e Deborah Busko
Site: www.esmaltaria.com

Tags:

Mais lidas