Pés no inverno

O cuidado com os pés deve ser mantido em todas as estações do ano, mesmo que no inverno eles fiquem menos expostos. Principalmente nesta época, as mulheres costumam usar calçados fechados, com saltos altos e bicos finos. “Com isso, diversas doenças podem surgir, como micoses, calos e calosidades, unhas infeccionadas e joanetes”, afirma o podólogo Alessandro Guerra Simari.

O que fazer em casa

– Capriche na limpeza: no banho, esfregue-os com bucha vegetal e “escovinhas” de cerdas macias. Use sabonete esfoliante para retirar o excesso de células mortas que se acumularam ao longo do dia. Depois, enxágue.

– Na hora de secar: Prefira usar uma toalha individual. Assim, você evita a contaminação por fungos e bactérias.

– Massagem relaxante: Depois que os pés estiverem secos e limpos, faça uma automassagem com cremes específicos. Indicação do podólogo: use óleo de semente de uva, que hidrata e protege da pele.

Isto dá uma sensação de alívio e conforto, principalmente se você ficou muito tempo em pé ou caminhou demais. Para completar, deite com os pés elevados, apoiados em travesseiro ou almofada.

– Corte as unhas: Depois da massagem, é hora de cortar as unhas. “Elas se encontram umectadas”, ensina o podólogo. Lembre-se de não cortar as unhas muito rente.

– Não retire as cutículas: Ela é a proteção da raiz da unha. Sem ela, a unha fica exposta ao meio externo, o que pode danificar sua matriz, causando deformidades. “O ideal é empurrar e retirar apenas o excesso de cutículas”, diz o especialista.

Fique ligada!

– Evite frieiras: lave e seque bem os pés após o banho.

– Banheiros públicos: nunca (mas nunca mesmo!) fique descalça nestes ambientes

– Sapatos apertados: para evitar esta agressão aos pés, prefira comprar sapatos no fim da tarde, pois os pés costumam inchar ao longo do dia.

– Meias de algodão: use-as à vontade!

– Hidrantante: passe diariamente hidratante próprio para os pés. Se a pele estiver muito seca, passe-o e coloque meias para dormir.

– Esmalte: fique sem esmalte pelo menos uma vez por semana para evitar o ataque dos fungos.

– Pés descalços: procure andar descalça em casa sempre que possível.

– Dor nas arcadas: Para aliviar a dor das arcadas, role uma bola de tênis sobre os pés.

Foto Jupiterunlimited/Other Images
Consultoria: Alessandro Guerra Simari é coordenador técnico da rede de podologia Doctor Feet.
Texto de Gabrielle Nascimento/ Colaboradora

Mais lidas