Guia da pele saudável

Guia da pele saudável

Foto: Thinkstock/Getty Images

1. Antienvelhecimento: o uso de filtro solar não é exclusividade do calor. Nos dias mais claros, os raios UV passam mais livremente e contribuem para o aumento da produção de radicais livres, que envelhecem a pele. Então, além de usar sempre protetor solar, a aplicação de cosméticos que tenham em sua formulação ingredientes que agem como antioxidantes, como o selênio, é fundamental.

2. Hidratação: a pele costuma ressecar devido à exposição solar dos meses anteriores. Agora é hora de esfoliá-la e hidratá-la para recuperar a uniformidade e evitar a aspereza. “Produtos que agem imitando a hidratação natural e têm princípios ativos, como a ureia, o lactato de amônia e o ácido lático, acabam tendo papel muito importante na manutenção de um bom teor de água na pele”, afirma Juliana Piola, fisioterapeuta dermatofuncional.

3. Sem manchas: com a indicação de um especialista, você pode usar clareadores e despigmentantes para amenizá-las e evitar que elas continuem sendo formadas. “A vitamina C age como clareadora leve, enquanto outros ativos como o arbutin e o ácido kójico agem de forma mais intensa na redução das indesejadas manchas de pele”, explica Juliana.

4. Renovação: para garantir a renovação celular e promover um melhor metabolismo dos tecidos, as limpezas de pele e tratamentos com massagens faciais são ótimos. Eles acalmam áreas de inflamação, reduzem os indesejados cravos e deixam a pele mais bonita, firme e hidratada. “Máscaras faciais também podem trazer benefícios enormes, uma vez que ajudam na hidratação, maciez, firmeza e no bom metabolismo da pele”, complementa a especialista.

5. Complementação: a beleza também pode vir de dentro para fora. Segundo a fisioterapeuta, suplementos nutricionais melhoram a produção de elementos cutâneos, favorecendo um colágeno mais firme e uma pele mais jovial. Além disso, quando esses suplementos são ricos em vitaminas, agem em conjunto com os cosméticos antioxidantes, o que colabora com a melhora da qualidade da pele agredida.

Dica: Consulte um especialista para identificar o seu tipo de pele e indicar os produtos adequados a você, o que evita alergias e outros problemas.

 

Consultoria: Juliana Piola, fisioterapeuta dermatofuncional. Site www.julianapiola.blogspot.com. Bel Col® Cosméticos, laboratórios Bel Química. Site www.belcol.com.br

 

Tags: , ,

Mais lidas