Dicas para aproveitar o carnaval

Dicas para aproveitar o carnaval

Foto: Thinkstock/Getty Images

O carnaval é uma época de alegria: muita música, festas e diversão. Para aproveitar o feriado prolongado com cuidado, o ginecologista e obstetra Dr. José Bento, pós-graduado pela Universidade de São Paulo (USP), e a dermatologista Karla Assed, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, dão algumas dicas sobre saúde feminina e como se manter saudável durante a folia:

Suor e desidratação

Durante as festas, é comum a temperatura do corpo subir e perder muita água e sais minerais pelo suor. Para não ter problemas, leve sempre uma garrafinha de água, sucos naturais, isotônicos ou água de coco. Quem gosta de ingerir bebidas alcoólicas deve prestar ainda mais atenção e tomar mais água para evitar a ressaca. O Dr. José Bento aponta: “Evite consumir bebidas armazenadas em isopores sujos, com gelo não filtrado. Ambos podem ser veículos de transmissão para a leptospirose e para o vírus da hepatite A”.

Alimentação

Com o agito das festas, muitas pessoas não comem regularmente e pulam refeições para aproveitar a folia. Segundo o obstetra, esse tipo de descuido pode gerar fraqueza e desgaste físico: “Uma refeição bem equilibrada e nutritiva, com proteínas, carboidratos, suco e leite antes da folia garante energia para o dia e também ajuda a evitar as consequências do consumo de álcool”. É importante também consumir saladas de fruta, sanduíches naturais e barrinhas de cereais durante o agito. Não se esqueça de prestar atenção nas condições de higiene ao consumir alimentos nas ruas!

Sexo seguro

O número de relações sexuais aumenta durante o carnaval. Nessa época, o uso da camisinha e da pílula anticoncepcional é de extrema importância. “Utilizando os dois métodos contraceptivos, a mulher terá uma dupla proteção, uma vez que previne a gravidez indesejada e a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis, como o tão comum HPV e o HIV”, explica o Dr. José Bento. No caso da camisinha estourar, o obstetra afirma: “É aconselhável procurar assistência médica o quanto antes,   para que sejam realizados exames e medidas de emergência para tratar uma eventual contaminação ou evitar uma possível gravidez”. Já se o problema for o esquecimento da pílula, o especialista oferece uma solução: “Caso a mulher se esqueça de tomar a pílula do dia e teve uma relação sexual sem camisinha, ela deve tomar a pílula assim que lembrar, podendo tomar duas pílulas juntas no próximo horário habitual de tomada. Exceto pela falta de proteção contra DSTs, não há motivo para grandes preocupações. Porém, a eficácia da pílula anticoncepcional pode diminuir e é aconselhável que a mulher passe a usar a camisinha em todas as relações para garantir a proteção. Além disso, vale reforçar que sempre que a mulher mantiver uma relação sexual sem o uso de camisinha, existe o risco de contágio por DST’s”.

Sempre bela

A dermatologista Karla Assed fala sobre os cuidados com os pés antes e depois das festividades: “Evite esfoliar os pés antes de festas, pois a pele fica mais fina e aumentam as chances de fazer bolhas e ferida. O bom é escolher sapatos bem confortáveis, evitando usar aquele novo que acabou de comprar”. Ela também alerta sobre o uso excessivo de maquiagem: “Use bases oil free e demaquilantes próprios para a face e outro para os olhos, para não ocorrer irritação. Procure os em loções – se a pele for oleosa prefira os oil free. O maior cuidado que se deve ter é a remoção da maquiagem antes de dormir. Após retirar, aplique um hidratante e tônico para nutrir a pele”.

 

Consultoria: Dr. José Bento, ginecologista e obstetra pós-graduado pela Universidade de São Paulo (USP).

Karla Assed, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 

 

Mais lidas