Descubra os benefícios da esfoliação facial

A busca por uma pele perfeita leva homens e mulheres a recorrerem a diversos tratamentos estéticos. O que muitos não sabem é que a simples esfoliação facial pode ajudar muito na conquista de uma pele lisinha, macia e saudável.

A dermatologista Carla Ganassin explicou ao Papo Feminino que a esfoliação permite que os cremes antienvelhecimento, tonificantes e bloqueadores solares penetrem mais facilmente nos poros. “Esfoliar a pele não é apenas um ritual de beleza, pois ajuda também no processo de manutenção e regeneração da pele”, disse.

 

Os benefícios da esfoliação facial

Foto: Thinkstock

Pele de qualidade

Ao fazer uma esfoliação, as células mortas e as impurezas, que deixam a pele com aspecto irregular, são retiradas dos poros. Segundo a esteticista Chanielly de Carvalho, uma cútis sem obstrução e sujeira fica “mais macia, uniforme, luminosa, limpa, fresca e hidratada”.

Todos podem fazer

A dermatologista indica o tratamento para qualquer tipo de pele. Ela apenas ressalta que o consumidor tem que ficar de olho no produto utilizado, pois cada um tem um destino específico. “A pele com tendência a oleosidade, por exemplo, deve receber um esfoliante mais agressivo”, completa. Carla ainda lembra que as peles oleosas se dão melhor com produtos em gel e as peles secas com cremes.

Os benefícios do tratamento

– Desobstrui os poros, limpando-os em profundidade;
– Remove as células mortas que o organismo expeliu;
– Combate o aparecimento de acne e outras condições dermatológicas;
– Mantém a pele da região facial mais suave e saudável;
– Facilita a correta absorção dos cosméticos e cremes utilizados diariamente;
– Combate o aparecimento de rugas e linhas de expressão;

Pelo menos duas vezes ao mês

Chanielly recomenda às clientes esfoliar a pele pelo menos uma vez por semana ou a cada 15 dias, dependendo da situação. “Quando a pele é muito sensível ou apresenta alguma dermatite, acne inflamada, é melhor evitar a esfoliação para não irritar mais”, esclarece.

Esfoliação caseira é contra-indicada

Para saber qual é o tipo de esfoliação adequada para o seu tipo de pele, é preciso procurar ajuda profissional. Carla alerta que “é preciso ter muita cautela com fórmulas caseiras de esfoliação, pois além de não terem nenhuma comprovação científica de eficácia, podem deixar sequelas irreversíveis”. É melhor ter um cuidado extra com as misturas de frutas ácidas, pois podem manchar a pele!

 

 

Consultoria
Carla Ganassin, dermatologista (CRM 120861)
Chanielly de Carvalho, esteticista/Espaço A – São José do Rio Preto

Mais lidas