Cuidados básicos com a pele

Não é preciso gastar muito para manter a pele sempre linda. O primeiro passo é fazer limpezas constantes e seguir uma rotina diária para o seu tipo de pele. Dessa forma, você consegue deixá-la mais macia e hidratada, evitando cravos e espinhas. Quer saber como dar adeus ao aspecto engordurado ou ressecado da pele? Veja dicas da dermatologista Érica Monteiro e saiba como ficar sempre bonita:

 

Mulher limpando o rosto com algodão

Foto: Thinkstock/Getty Images

Por onde começar?

De acordo com a dermatologista, a rotina de limpeza deve focar na hidratação e na proteção da pele. “A higiene básica consiste na limpeza, que pode ser feita com sabonetes ou outros produtos chamados limpadores sem ‘sabão’ que possuem baixa ação detergente, ou seja, não desengorduram totalmente a pele e são recomendados para peles sensíveis”, explica.

Pele limpa e hidratada

A especialista afirma que qualquer limpeza ou hidratação depende do tipo de pele da pessoa. “A hidratação poderá ser em creme ou loção cremosa para peles secas ou em serum ou loção oil free para peles mistas ou oleosas. Peles jovens e oleosas podem precisar estimular a esfoliação para prevenir a desobstrução dos poros e a formação de cravos e espinhas. Peles maduras e secas podem precisar estimular a renovação celular com ácidos, como os retinóides ou alfa-hidróxiácidos”, revela.

Use filtro solar

Proteger a pele dos raios solares é essencial para evitar o envelhecimento e o surgimento de manchas. “O protetor solar é fundamental, pois a principal causa do envelhecimento da pele é a exposição crônica diária ao sol que acelera o fotoenvelhecimento. Muitas doenças de pele também pioram com o sol, por isso ele é muito importante na rotina diária”, conta Érica. Para peles oleosas ou mistas, escolha os filtros de textura leve, em gel ou à base de água, pois não obstruem os poros. Para quem tem pele seca, escolha os protetores em emulsão ou creme. Dica: o protetor solar não substitui o hidratante, portanto sempre passe um creminho antes!

Produtos adequados

Confira que tipos de cosméticos são indicados para a sua pele:

Pele oleosa

Hidratação: sempre em serum ou loção oil free;

Higiene: limpadores com ação desengordurante ou limpador em barra com ácido salicílico ou enxofre. Se a pele for sensível, prefira esses mesmos ativos em limpador gel ou líquido, pois o atrito da barra irrita a pele. Lavar duas vezes ao dia para desobstruir os poros.

Esfoliação: usar sabonetes esfoliantes ou gel esfoliante uma ou duas vezes por semana.

Pele seca

Hidratação: em creme ou loção cremosa;

Higiene: utilizar sabonetes com pH 5,5 e evitar os sabonetes comuns com pH acima de 7. Lavar o rosto no máximo uma vez por dia para preservar a barreira de hidratação natural.

Esfoliação: usar sabonetes esfoliantes ou gel esfoliante apenas uma vez por mês.

Pele mista

A pele mista é oleosa na zona T do rosto (testa, nariz e queixo) e seca nas outras partes.

Hidratação: evite cremes ou loções cremosas. Escolha loções leitosas, que não são em gel nem creme.

Higiene: uma dica de limpeza é usar lencinhos de papel para remover a oleosidade da zona T e limpar o rosto com um sabonete neutro.

Esfoliação: somente na zona T, três vezes por semana.

 

Dica da especialista: se você tiver a pele muito sensível, nunca use produtos por conta própria. Consulte um dermatologista, principalmente se for esfoliar a pele.

 

Consultoria: Dra. Érica Monteiro, dermatologista.


Tags: ,

Mais lidas