Veja quais são os cuidados básicos de beleza durante a gravidez

Conflitos de estética, beleza e sensualidade que atingem muitas mulheres ao se descobrirem grávidas são comuns. Neste momento, é preciso entender as mudanças que ocorrem com o corpo e saber o que se pode fazer para conservar a beleza.

A maquiagem certa

Rosto de mulher com maquiagem

Foto: Shutterstock

Quando usar qualquer tipo de creme, hidratante ou outro cosmético, escolha os que contenham ácido retinoico ou cortisona na fórmula.

Pele durante a gravidez

mulher negra, linda, algodão, limpando a pele

Foto: Shutterstock.com

Algumas grávidas podem apresentar manchas escuras no rosto, especialmente na testa e nas bochechas. A incidência é maior em mulheres que ficam expostas ao sol. Para se prevenir, use sempre um protetor solar de fator 15, mesmo em dias nublados.

Cabelos

pentear-cabelo

Foto: Shutterstock

Durante a gravidez, os hormônios exercem efeitos imprevisíveis sobre os fios. Cabelos lisos podem se tornar crespos e vice-versa. Mas não há com o que se preocupar. Esse é um processo normal e reversível. Evite tinturas, descolorações ou permanentes, principalmente, nos 5 primeiros meses de gestação.

Unhas

unhas verão 2017: manicure aplicando esmalte vermelhão em unha feita

Foto: Shutterstock

O uso de hidratantes para as mãos e esmalte com pequena quantidade de formol, além de uma alimentação balanceada, são hábitos fundamentais para manter as unhas fortes.

Evitar estrias

mulher-sentada-cama-mao-perna-cuidado-pele

Foto: Shutterstock

Uma das causas do aparecimento das estrias é o aumento de peso. Elas representam o dilaceramento da fibra elástica e do colágeno, que sustentam a camada mais profunda da pele. Muitas vezes, podem ser prevenidas com boa alimentação, acompanhamento pré-natal adequado e uso diário de hidratantes de boa qualidade.

Prevenir celulite

pernas com celulite

Foto: iStock/Getty Images

O fator genético faz toda a diferença quando o assunto é celulite, mas durante a gestação ocorre uma significativa alteração hormonal no organismo que resulta naqueles “buraquinhos” nas nádegas e coxas.

Para evitar e combater a celulite, é indicada a prática de exercícios leves, como natação, caminhadas e ginástica localizada (sempre sob orientação). A ingestão de 2 litros de água por dia e massagens com cremes que contenham centella asiática são eficazes.

Combater varizes

Foto Istock.com/Getty images

Foto: Istock/Getty Images

É comum aparecerem vasinhos ou varizes durante a gestação. O modo mais eficiente de evitá-las é com o uso de meias elásticas de compressão leve nos primeiros cinco meses, e de média compressão até o final da gravidez.

Para as que já tinham varizes antes de engravidar, o melhor é começar usando meias de média compressão e, após o quinto mês, dependendo da gravidade, passar para alta compressão.

Nunca se esqueça de colocar as pernas sobre uma cadeira para descansá-las sempre que possível. Exercícios como caminhada e natação também são benéficos.

Sem inchaço

mulher-gravida-feliz-com-a-mao-na-barriga-deitada

Foto: Shutterstock

É muito comum os pés da gestante incharem, tanto por causa do peso quanto por eventuais dificuldades de circulação sanguínea. O mais indicado nesse período é evitar salto alto, abusar dos calçados confortáveis e repousar no meio do dia, mantendo os pés levantados sobre uma almofada.

Consultoria

Livro: Parabéns! Você está grávida – Orientações para uma gravidez perfeita, do médico José Bento. Publicação da Editora Alaúde.

Mais lidas