Como fazer o esmalte durar mais tempo

Algo que incomoda bastante as mulheres ao fazer as unhas é o fato de muitos esmaltes descascarem rapidamente e perderem seu brilho em poucos dias. Para descobrir como fazer o esmalte durar mais, o Papo Feminino entrevistou três blogueiras que deram dicas infalíveis. Confira:

Produtos adequados

Muitas pessoas aplicam base ou extrabrilho após passar o esmalte. Isso pode conservar as unhas por bastante tempo, mas tudo depende de qual produto você utiliza. “É importante entender a função que cada produto oferece às unhas. Por exemplo, o esmalte deve estar dentro do prazo de validade e o ideal é usar a base antes da esmaltação para proteger as unhas dos danos que o uso excessivo do esmalte pode causar por conta da química do produto. Ele também garante a aderência do esmalte e por isso dura mais tempo”, explica Amanda Angelo, autora do blog Amada Unha.

 

Mulher passando base nas unhas

Foto: Thinkstock/Getty Images

Ela também revela qual tipo de produto que garante mais durabilidade para o esmalte: “O ‘Top Coat’ é um líquido roxinho que tem textura similar à da base e que também tem a função de ultrabrilho e secagem ultrarrápida. Além de eliminar pequenas imperfeições e bolinhas, pode ser usado para a manutenção da esmaltação”.

Esse produto funciona após alguns dias, para recuperar o aspecto de “recém-esmaltado”, ou seja, faz com que o esmalte dure mais tempo.

Cuidados necessários

Atividades diárias como lavar a louça e fazer faxina acabam descascando o esmalte, diminuindo sua durabilidade. Porém, é possível tomar algumas atitudes que diminuem esse problema. “Para evitar que o esmalte perca o brilho ou até mesmo descasque nas pontinhas, a dica é sempre usar as luvas de borrachas para proteção. Outra dica é reaplicar o extrabrilho nas unhas para restaurar o esmalte caso ele perca o brilho antes do tempo. Fica com cara de novo”, diz Alessandra Busko, autora do blog Esmaltaria.

Antes de utilizar o esmalte, é sempre bom verificar a sua consistência. “Se o esmalte estiver grosso demais, pode dificultar a aplicação e sair mais rápido das unhas. Sem contar que demora mais para secar”, aponta Deborah Busko, também autora do blog Esmaltaria.

A blogueira ensina um truque bem conhecido pelas manicures: “Depois de esmaltar as unhas, além de limpar as bordinhas, use palito e algodão com acetona para tirar o excesso do esmalte na ponta das unhas”. Amanda Angelo completa: “As manicures do Rio de Janeiro costumam limpar a ponta da unha após a esmaltação com o polegar ou com o palito de laranjeira, envolvido com algodão e removedor. Essa técnica faz o esmalte durar mais na unha porque evita que ele lasque com pequenos atritos”.

Marcas de esmalte

De acordo com as blogueiras, a marca do esmalte não importa. “Cada pessoa se adapta melhor a uma marca. Às vezes um esmalte que pode durar uma semana nas minhas unhas, em outra pessoa já está descascando no dia seguinte. É por isso que o ideal é experimentar várias marcas, até encontrar as que você mais gosta e que duram mais”, aponta Deborah.

No entanto, a autora do Amada Unha afirma que os esmaltes nacionais são mais eficazes do que os importados: “A maioria dos esmaltes importados costuma demorar um pouco mais para secar, pois não são desenvolvidos para um país tropical. Mas vale ressaltar que as empresas têm se preocupado em atender às normas que exigem que a composição do esmalte não seja cancerígena e cada vez menos agressiva às alergias”.

Consultoria: Amanda Angelo, autora do blog Amada Unha – www.amadaunha.com.br

Deborah e Alessandra Busko, autoras do blog Esmaltaria – www.esmaltaria.com

Tags: ,

Mais lidas