Como evitar pelos encravados

Como evitar pelos encravados

Foto: Thinkstock/Getty Images

Não, você não está achando pelo em ovo: a foliculite, nome técnico para esse conhecido problema, é comum em homens e mulheres, mas tem solução. Durante o crescimento, os pelos não conseguem romper a pele e crescem internamente, causando uma inflamação no folículo piloso. O resultado são bolinhas avermelhadas, dores e coceira no local, pele avermelhada e até uma infecção com pus. A especialista Blanch Marie dá mais detalhes sobre o problema, além de dicas simples para evitá-lo.

Depilar com cera faz com que o pelo fique mais fraco e tenha dificuldade para sair do poro, causando encravamento?

A depilação com cera causa o espessamento da pele, que teve a camada de queratina removida durante o procedimento. Depois da eliminação dos pelos, o novo fio demora mais para crescer do que em outros métodos de depilação. Com isso, encontra uma barreira: a nova camada de queratina formada neste período provoca o entupimento e impede a saída do pelo.

Raspar os pelos com lâmina faz com que encravem mais?

Depende. O importante é lembrar de sempre utilizar a lâmina, seja na virilha ou na barba – no caso dos homens –, passe-a em um movimento que seja no sentido dos pelos e, de preferência, no banho, quando a pele está mais hidratada. Evite cremes gordurosos e óleos corporais, que podem também auxiliar no encravamento.

Usar roupas muito apertadas faz com que os pelos encravem com maior facilidade? Por quê?

O uso de roupas apertadas, o nascimento de vários pelos em um único folículo piloso e a obesidade pioram o quadro, já que obstruem a saída do fio, gerando a foliculite.

Falta de hidratação faz com que os pelos encravem com maior frequência? Por quê?

Sim. Uma dica é usar sempre hidratantes à base de ureia ou ácido lático após a depilação. Esses ativos fazem uma microesfoliação e impedem a queratinização excessiva, que auxilia no encravamento do pelo.

Usar produtos com antibióticos e antiinflamatórios pode ser um recurso para evitar pelos encravados?

Para casos mais graves, procure um dermatologista, que irá indicar um medicamento específico ou cremes manipulados. Os cremes antiinflamatórios podem ser encontrados em farmácias e perfumarias.

Os pelos encravam mais no período menstrual? Se sim, por quê?

A mulher no período menstrual retém mais líquido, o que causa diminuição dos níveis de hidratação externa da pele, favorecendo o aparecimento da inflamação.

Regras básicas

-Substitua com maior frequência as lâminas de depilação. Para não sofrer com inflamações e ter um método eficiente, o ideal é trocá-las a cada semana.

-Se optar por esse método de depilação, use a lâmina no sentido dos pelos.

– Utilize loções de pré e pós-depilação, que podem ser encontradas em lojas especializadas.

– Fuja dos banhos quentes e das roupas apertadas sempre que possível.

– Depois da depilação fique, pelo menos, 24 horas sem se expor excessivamente ao sol.

– Esfolie a pele uma vez por semana.

 

Consultoria: Blanch Marie, especialista em estética facial e corporal.  Site www.blanchmarie.com.br

Mais lidas