Como evitar o envelhecimento das mãos

Como evitar o envelhecimento das mãos

Foto: Thinkstock/Getty Images

O protetor solar é essencial para evitar o envelhecimento da pele. No entanto, muitas pessoas deixam de lado este produto tão importante, esquecendo que o sol pode causar manchas e queimaduras. E o cuidado não deve ser voltado apenas para o rosto: as mãos também sofrem consequências, como ressecamento e enrugamento da pele. Confira dicas de especialistas e aprenda a deixar as mãos hidratadas:

Envelhecimento da pele

A maioria da população acha que só precisa tomar cuidado com as mãos depois de uma certa idade. Porém, a esteticista Siluandra Scheffer revela que não existe uma idade específica para o surgimento de manchas e rugas: “O dorso das mãos tem a pele fina, delicada e com pouca quantidade de glândulas sebáceas, o que as tornam muito sensíveis à desidratação. Não há uma idade certa para começar a cuidar das mãos, mas quanto mais cedo houver o cuidado de hidratar e passar protetor solar, elas ficarão mais macias e cheias de vitalidade”, explica.

Consequências

Com o passar dos anos, as mãos podem ficar ressecadas e com rugas. “Devido ao contato com produtos químicos, sol e a própria idade, a pele da mão vai perdendo sua elasticidade, tornando o tecido frouxo e com manchas”, conta a fisioterapeuta dermato funcional Marcelle Cunha. Siluandra ainda completa: “Muitas vezes as mãos denunciam a idade das mulheres. Todos os cremes usados no rosto podem ser usados nas mãos, exceto ácidos”.

Cuidados básicos

As especialistas revelam o essencial para manter a saúde das mãos:

– Invista em uma boa alimentação rica em fibras, frutas e verduras;

– Beba muita água;

– Use hidratantes e cremes próprios para as mãos;

– Não esqueça de usar filtro solar;

– Hidrate as mãos sempre que possível;

– Utilize uma proteção de luvas de silicone ao manusear produtos químicos;

– Evite exposição ao sol para que as manchas não apareçam.

Produtos ideais

“Cremes à base de ureia, ácido fítico, vitamina A, vitamina E, ácido hialurônico, óleo de macadâmia, oliva, manteiga de cupuaçu, entre outros. Estes produtos são indicados para clarear as manchas, minimizando o aspecto do envelhecimento. Aumentam a nutrição e oxigenação da pele, repondo a umidade natural”, explica Marcelle. No entanto, nunca esqueça de consultar um especialista antes de comprar qualquer produto específico.

 

Consultoria: Siluandra Scheffer – esteticista

Marcelle Cunha, fisioterapeuta dermato funcional da Clínica Arthys – www.arthys.com.br

 

Mais lidas