10 alimentos para turbinar a beleza

Que é preciso seguir uma alimentação saudável e balanceada, todo mundo sabe. Mas, por que de fato é necessário ter o prato colorido em todas as refeições? “A cor do alimento indica a fonte de uma substância como licopeno, presente nos alimentos avermelhados, betacaroteno presente nos alimentos alaranjados e assim por diante”, explica a nutricionista Stéphanie Robi. Ou seja, são essas cores que indicam os benefícios dos alimentos que estamos ingerindo todos os dias. E, além de deixar o corpo protegido contra doenças, alguns alimentos são verdadeiros aliados da beleza e podem deixar você com a pele e o cabelo mais bonitos, além de espantar os tão indesejáveis furinhos da celulite. Confira quais frutas, verduras e oleaginosas que podem deixar você mais bela!

 

Frutas vermelhas

frutas vermelhas

foto: Shutterstock Images

São fontes de vitamina C, potente agente antioxidante que ajuda a combater os raicais livres, deixando a pele mais bonita.

Quantidade ideal: 1 xícara (chá).

Melhor forma de consumo: em sucos, vitaminas ou in natura.

Soja

soja

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Contém biotina e, por isso, deixa a pele mais bonita. Quando essa substância está em falta, a pele fica mais ressecada e escamosa, piorando o quadro das fissuras nos pés.

Quantidade ideal: 2 a 3 colheres (sopa).

Melhor forma de consumo: pode ser em forma de grão cozido, leite de soja, farinha ou farelo.

Quinoa

quinoa

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Essa semente é rica em proteína e foi apontada pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o alimento perfeito. É excelente contra as olheiras.

Quantidade ideal: 1 colher (sopa)

Melhor forma de consumo: em grão, farelo ou farinha salpicada em cima de preparações, misturada em sucos ou iogurte.

Castanha

castanha

Foto: Shutterstock Images

Auxilia no tratamento de vasinhos nas pernas, pois contém "gorduras boas", vitamina E, selênio e zinco.

Quantidade ideal: 3 a 4 unidades.

Melhor forma de consumo: torrada e sem sal para não aumentar o quantidade de sódio no organismo.

Semente de girassol

semente de girassol

Foto: Thinkstock/Getty Images

As sementes são boas fontes desses micronutrientes e podem ajudar a fortalecer as unhas.

Quantidade ideal: 1 a 2 colheres (sopa) de semente de girassol.

Melhor forma de consumo: torrada e sem casca.

melancia

melancia

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É fruta rica em água, sendo assim, é diurética e ajuda a combater a retenção de líquidos, eliminando as toxinas e as gordurinhas indesejadas.

Quantidade ideal: 3 a 5 porções diárias (uma fatia média corresponde a uma porção).

Melhor forma de consumo: in natura ou em sucos.

Salmão

salmão

Foto: Shutterstock Images

É uma boa fonte protéica e auxilia na produção de colágeno. Ou seja: dá sustentação à pele, deixando-a firme e acabando com a flacidez.

Quantidade ideal: 1 posta.

Melhor forma de consumo: pode ser ensopado ou grelhado, de preferência sem a pele.

Rúcula

rúcula

Foto: Stela Handa/Colaboradora

Hidrata e acaba com os lábios rachados ou ressecados, já que é rica em vitamina B2.

Quantidade ideal: 1 prato (sobremesa) ao dia.

Melhor forma de consumo: de preferência, consuma crua em forma de salada.

Mamão

mamão

Foto: Shutterstock Images

Auxilia na saúde da pele, assim como outros alimentos fontes de betacaroteno. Além disso, contém vitamina C, que é antioxidante e combate radicais livres.

Quantidade ideal: 1 fatia de mamão formosa ou 1/2 mamão papaia por dia.

Melhor forma de consumo: in natura.

Aveia

aveia

Foto: Shutterstock Images

Graças ao silício, que diminui a absorção de açúcar e estimula a produção do colágeno, a aveia acaba com a celulite.

Quantidade ideal: 3 colheres (sopa) ao dia.

Melhor forma de consumo: em forma de grão, farinha ou farelo incorporada na alimentação.

 

 

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