Connect with us

O que você está procurando?

Chegou a hora de decidir com quem o bebê vai ficar enquanto você trabalha! Qual é a melhor opção? Chamar a babá, deixar com a vovó ou um berçário?
- FOTO: Shutterstock.com

Babá, vovó ou berçário: cuidados com o bebê

Chegou a hora de decidir com quem o bebê vai ficar enquanto você trabalha! Qual é a melhor opção? Chamar a babá, deixar com a vovó ou um berçário?

Chegou a hora de decidir com quem o bebê vai ficar enquanto você trabalha! Qual é a melhor opção? Contratar uma babá, deixar o pequeno com a vovó ou colocar em um berçário?

Vovó cozinhando com criança

FOTO: Shutterstock.com

Nessa hora, pedir uma mãozinha para as vovós pode ser uma boa saída. Mas para aquelas que não possuem mãe ou sogra disponíveis, o jeito é recorrer aos berçários ou apelar para a ajuda de uma babá. “A mãe deve escolher a opção que a deixe mais tranquila”, explica Ângela Corrêa, psicóloga. Segundo ela, o berçário pode ser saudável para os pequenos por contar com o suporte de bons profissionais. Em contrapartida, bebês ficam mais expostos a contaminações por viroses nas escolinhas e a falta da mãe pode gerar problemas no seu desenvolvimento emocional.

Veja também
Hora do banho: cuidados com o bebê
Papinhas prontas: cuidados com o bebê
3 doenças que afetam os bebês

Babá

Positivo: a criança se desenvolverá no seu próprio ambiente, o que lhe garantirá mais segurança. Por estar incorporada à dinâmica da casa, a babá irá passar regras e valores dos pais.
Negativo: além de custar caro para o orçamento familiar, ter uma pessoa desconhecida cuidando do seu filho pode gerar preocupações, ciúmes e até culpa.

Berçário

Positivo: a criança terá maior oportunidade de socialização, possuirá uma rotina bem estruturada e será assistida por profissionais capacitados.
Negativo: berçários e creches costumam ter um custo para os pais. Os bebês também ficam mais expostos a viroses e podem estranhar as pessoas e o ambiente.

Vovó

Positivo: avós são confiáveis, cuidadosas e excelentes referenciais de amor e afeto. Deixar o bebê com a mãe ou com a sogra também não pesará no bolso.
Negativo: pode querer assumir o lugar dos pais na hora de transmitir limites e regras. Pessoas de idade também se cansam com maior facilidade, logo, não devem ser sobrecarregadas.

Matéria publicada na revista Guia do Bebê Fisher-Price, da Editora Alto Astral.
Consultoria: Ângela Clara Corrêa, psicóloga. Revisão: Carolina Guidio Cachoni

Advertisement

Estilo de vida

Ficar atolada em dívidas é um problema que, se não for tratado e resolvido, pode virar uma bola de neve. Confira dicas para resolver esse problema já

Estilo de vida

Um dia você se surpreende ao ver que seu bebê já engatinha. Poucos meses depois, mais uma surpresa: ele levantou e já está andando sozinho. Como lidar?

Estilo de vida

Carter, um menino com vitiligo, passou a ter maior autoestima quando descobriu um amigo que tinha a mesma doença pele: era o cão Rowdy!

Estilo de vida

Conheça os melhores exercícios aquáticos para queimar calorias, ganhar condicionamento físico e ficar com a barriga, os braços e as pernas durinhos!

Estilo de vida

A empatia não é apenas boa para quem recebe: desenvolvê-la também pode trazer diversas vantagens para sua vida e para a de todos ao seu redor!

Estilo de vida

Em entrevista no Youtube, a atriz Giovana Ewbank revelou que fez até uma promessa para que o processo de adoção desse certo: virar vegetariana!

Estilo de vida

Aprenda a fazer um colar com as crianças! Use materiais simples, como fita de cetim e pingente, e tenha uma peça customizada.

Estilo de vida

Gilberto Gil fez uma linda homenagem para a bisneta Sol Maria, e nós listamos 9 motivos de porque os avós são tão importantes em nossas vidas!