Connect with us

O que você está procurando?

Com o retorno das aulas, o desafio de montar lanches saudáveis diariamente também volta. Afinal, o que podemos colocar para os filhos comerem no recreio?
- Foto: Vinicius Tupinamba e Shutterstock Images

Volta às aulas: arrume a lancheira do seu filho da maneira correta

Com o retorno das aulas, o desafio de montar lanches saudáveis diariamente também volta. Afinal, o que podemos colocar para os filhos comerem no recreio?

Montar a lancheira das crianças pode ser um grande desafio. Que tal aproveitar esse um momento para trazer mais saúde à vida dos pequenos? Sabemos que o lanche é fundamental, pois a criança em idade escolar desenvolve atividades físicas e intelectuais e por isso precisam de energia para enfrentar essa maratona de tarefas importantes para seu crescimento e desenvolvimento. Portanto, nunca devem ficar em jejum.

O principal cuidado é selecionar alimentos que sejam saudáveis e ao mesmo tempo agrade a criança, mas que não sejam cheios de “calorias vazias” (alimentos muito calóricos que não têm nutrientes). Geralmente estes alimentos são cheios de gorduras e açúcares como chocolates, doces, balas, refrigerantes e salgadinhos.

Uma lancheira saudável precisa conter:

Bebida para repor as perdas hídricas ocorridas durante as atividades físicas. Evite os refrigerantes e dê preferência para os sucos naturais ou sucos em caixinha, que não são ideais, mas que na pressa facilitam.

Fruta, de preferência as mais práticas como: maçã, banana, pera, mexerica, uva, caqui, ameixa, morango ou picadas, como melão e abacaxi. São elas que possuem as vitaminas e minerais que todos precisam. Varie sempre para que a criança tenha acesso as mais diversas vitaminas.

Carboidrato para repor as energias: pães e torradas são ótimas opções. Procure as versões integrais ao invés de normal, assim substitui o carboidrato simples pelo complexo que ajuda na saciedade e contêm bem mais nutrientes. Bolachas sem recheio, bolos, cereais como milho, aveia ou granola. O carboidrato é quem dá a energia necessária para o desenvolvimento das atividades físicas e intelectuais que as crianças tanto precisam. Até por serem alimentos integrais ricos em fibras é que a quantidade pode ser menor, pois saciam rapidamente.

– As proteínas são responsáveis pela construção e manutenção dos tecidos do organismo, além de ajudar no bom funcionamento do sistema imunológico. Ofereça proteínas lácteas como: queijos branco, mussarela, ricota, cream cheese, requeijão e minas fresco, leite, iogurtes, bebida à base de soja e frios magros (peito de peru, blanquet de peru ou presunto magro).

comida saudável

Foto: Shutterstock Images

E como manter os alimentos próprios para consumo até a hora do intervalo?

– Guarde tudo separado. As frutas devem estar lavadas e secas. Se estiverem picadas, coloque-as em pote com tampa. O sanduíche pode ser embalado com papel filme e o suco acondicionado em garrafas térmicas.

– Para que o sanduíche se mantenha fresco, monte-o pouco tempo antes de sair de casa. O mesmo deve ser feito com a fruta picada.

– As lancheiras térmicas são as melhores para manter a qualidade e segurança dos alimentos. Mas, caso não tenha, uma ótima dica é deixar uma garrafinha de água no freezer até congelar e depois utilizá-la na lancheira da criança. Esta é uma forma econômica de preservar a qualidade dos alimentos.

 Saiba mais

Mitos e verdades sobre alimentação saudável

Conheça o caminho para alimentação saudável

Restrição alimentar na escola. Como lidar?

Combinações ideais para o dia a dia

O ideal é fazer as combinações de alimentos proteicos com energéticos e reguladores. Por exemplo, a fruta com a bebida láctea e o cereal ou pão integral. Ou então o pão com requeijão e um dos frios + o suco ou água de coco e no outro dia o iogurte com o cereal + uma fruta.

Como há a necessidade de variar, sempre colocar um item de cada grupo seguindo a sua variedade, como escolher entre o pão, a torrada, a bisnaguinha ou bolacha nas versões integrais. E deixar para de vez em quando colocar os lanchinhos preferidos como bolos e bolachas recheadas, bisnaguinha e até o pão francês.

Consultoria

Paula Castilho, nutricionista da Sabor Integral

Advertisement

Estilo de vida

O abdome permanece inchado mesmo seguindo a dieta? Aposte nessas nas fibras essenciais para a sua idade e sinta a diferença na balança

Estilo de vida

O curso tem por objetivo contribuir com a formação continuada de profissionais que atuam com pessoas com Síndrome de Down.

Estilo de vida

Você o que os latidos do seu cachorro significam? Entenda alguns tipos diferentes de latido e compreenda melhor como o seu melhor amigo se comunica.

Pets

Algumas fêmeas não medem esforços para proteger seus filhos dos perigos no mundo animal, sabia? Veja quem são elas

Estilo de vida

Conheça 5 pets para ter em casa e aprenda como cuidar dos bichinhos

Estilo de vida

Câncer Infantil: saiba mais sobre como identificar a doença e conheça iniciativas que ajudam essas crianças a terem uma vida digna!

Estilo de vida

Você vai se apaixonar por essas alianças, produzidas por designers israelenses, que quando unidas formam desenhos encantadores!

Estilo de vida

Emoções, bullying, dificuldades, falta de interesse… Diversas questões podem influenciar a aprendizagem. Mas é possível trabalhar tudo isso!