Connect with us

O que você está procurando?

Mais saudáveis e ecologicamente corretos, os alimentos orgânicos estão cada vez mais acessíveis e você precisa experimentá-los. Saiba por quê.
- FOTO: Shutterstock.com

100% orgânico: alimentos que não prejudicam a saúde e a natureza

Mais saudáveis e ecologicamente corretos, os alimentos orgânicos estão cada vez mais acessíveis e você precisa experimentá-los. Saiba por quê.

Você certamente já viu no mercado ou na feira, mas não sabe ao certo o que quer dizer alimento orgânico. Pois eles são mais saudáveis, além de serem ecologicamente corretos. Saiba por que vale a pena experimentar.

Verduras, tipos, horta, plantaÁ„o

FOTO: Shutterstock.com

Tudo começa na plantação

Os alimentos orgânicos não provêm de sementes transgênicas, sendo assim, seu cultivo não pode ser igual ao de plantações normais, não sendo utilizados fertilizantes sintéticos, agrotóxicos ou remédios para animais. “São alimentos produzidos no sistema ecologicamente correto, respeitando o meio ambiente, o produtor e o consumidor final, mantendo o equilíbrio dos ecossistemas, considerando questões como a saúde do solo e da água”, explica a nutricionista Talitta Maciel.

 

Por que são melhores?

As frutas, vegetais e legumes orgânicos têm mais vitaminas e minerais que os alimentos plantados de forma convencional. Assim como o leite tem mais vitaminas, as carnes vermelhas e os frangos também têm mais minerais, sem contar que possuem mais sabor e aroma.

 

SAIBA MAIS

Mitos da alimentação: você está sabotando sua saúde?

Confira os benefícios dos alimentos orgânicos

Conheça 9 motivos para investir nos alimentos orgânicos

 

Onde comprar e como manusear

Eles são encontrados em feiras orgânicas especializadas ou separados nas prateleiras dos supermercados, e ainda é possível encontrar sacolões e quitandas especializadas em orgânicos. Também existem grupos de produtores que montam cestas para a semana e entregam na casa do cliente, com os alimentos da época. Muitas vezes eles duram um tempo menor do que os convencionais, por isso o ideal é comprar as frutas, verduras e legumes para consumo imediato. É importante também guarda-los separados dos demais alimentos para evitar contaminação por agrotóxicos, mas no geral a forma de armazená-los é igual; na parte debaixo da geladeira para que durem mais. Atenção: verifique se eles contém o certificado no rótulo de alimento orgânico creditado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

 

Os malefícios dos agrotóxicos

Estudos mostram que o consumo excessivo de alimentos com agrotóxicos pode estar associado a alterações no sistema endócrino, problemas no sistema nervoso e ainda ao desenvolvimento de alguns tipos de câncer.
Consultoria : Talitta Maciel, nutricionista do Espaço Reeducação Alimentar
Advertisement

Estilo de vida

Os mais diversos tipos de tratamento aparecem como alternativa na hora de lidar com dilemas mentais, como a depressão. Um deles é a hipnose. Confira!

Estilo de vida

O transplante de medula óssea em casos de anemia falciforme já está disponível pelo SUS e é uma arma a mais no combate à doença

Estilo de vida

Não é fácil decidir com quem deixar os filhos enquanto os pais trabalham. Separamos dicas para avaliar os prós e os contras de cada alternativa. Confira!

Estilo de vida

A doença de Alzheimer se caracteriza pela perda de funções cognitivas; é um problema relacionado ao envelhecimento, mas pode acometer pessoas mais jovens

Estilo de vida

Seus hábitos influenciam sua imunidade, por isso é fundamental manter uma rotina saudável. Que tal conferir 5 dicas para blindar o organismo? Confira!

Estilo de vida

Se você ainda não incluiu o abacate em seu cardápio, conheça os multibenefícios da fruta e corra para a feira!

Estilo de vida

Confira um top 5 de alimentos integrais, rico em melhorias para a qualidade da sua saúde. Entenda os benefícios que eles para o controle do colesterol.

Estilo de vida

A fibra é uma das responsáveis pelo bom funcionamento do organismo e é um ótimo aliado da boa forma. Isso porque ela faz com que a fome demore para voltar.